Locaweb Edição 79

gamificação 39 REVISTA LOCAWEB V ocê pode até ter levado uma bela bronca em algum momento da vida, mas o fato é que aquelas horas que passou na frente do videogame têm tudo para, enfim, resultar em benefícios efetivos para sua empresa. Afinal, trazer as técnicas e a metodologia do universo dos jogos para educação, saúde, vida social e, principalmente, para os negócios é a proposta de um conceito que vem ganhando cada vez mais fôlego no mercado: a gamificação. A técnica está em tanta evidência que, de acordo com a Gartner, 70% das maiores empresas do mundo a adotarão até 2020. “O conceito está muito ligado à transformação de afazeres e rotinas de aprendizado maçantes em atividades estimulantes, divertidas e lúdicas”, explica Luis van Veen, diretor de desenvolvimento da ClickNow, que oferece soluções de gamificação. Dessa forma, se torna muito mais agradável e interessante para as pessoas finalizar certas tarefas, o que pode melhorar, por exemplo, a experiência do usuário em um site. Marcelo Eira, fundador da Expansão, especializada em experiências de aprendizagem com VR, AR e gamificação, explica que gamificar, a princípio, pode ser visto como algo simples e banal, a exemplo de inserir um jogo em uma página online. “Mas o conceito vai muito além. Inclusive, há ações que nem tem cara de game e se enquadram nele”, diz. Ao ser analisada de forma mais profunda, a gamificação se revela uma ferramenta eficaz na hora de trazer para a realidade dos negócios os desafios,

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