Locaweb Edição 93

Jefferson Kiyohara Diretor de compliance na ICTS Protiviti /jefferson-kiyohara-129279 Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – uma nova mentalidade está a caminho E m2020 passará a vigorar a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que exigirá diversas mudanças nas empresas do Brasil, sendo a principal delas a dementalidade. Isso significa enxergar o dado pessoal de outra forma, ou seja, como algo valioso que demandará atenção e tratamentos diferentes dos que existemhoje por parte das empresas. E não devemos esquecer que esta LGPD se aplicará a todas as organizações, pois os dados pessoais estão sempre presentes, seja numa folha de pagamento, seja numa lista de contatos ou emcontratos. Nessa mudança de mentalidade, é fundamental ter conhecimento do que a lei trata, para, então, rever e adequar processos, fluxos, sistemas e modelos de gestão. Como usar e proteger adequadamente um dado pessoal sem entendê-lo corretamente e identificar onde ele está localizado dentro da empresa? Um equívoco comum é pensar que os dados pessoais estão apenas nos sistemas e ERPs, sendo que eles podem estar numa planilha de laptop, bem como em folhas de papel esquecidas na impressora. Hoje, a cultura de privacidade e proteção de dados no Brasil é incipiente, e a falta de cuidado ocorre em situações simples do dia a dia. Quer um exemplo? Estive de férias no Nordeste do Brasil, e a empresa de locação de veículos no hotel queria tirar uma cópia frente e verso do meu cartão de crédito. O responsável alegou que precisava dos dados para conseguir cobrar eventuais multas de trânsito. Vi diversos formulários com informações de clientes e cópias completas de seus cartões de crédito empilhados numa mesa, num monte de papel com altura superior a dois palmos. Ao adotar esse processo, como essa locadora conseguirá proteger esses dados pessoais e adequar-se às exigências da nova lei? Ela precisará mudar sua forma de trabalhar. Outro exemplo são as promoções em shoppings e supermercados que demandam o preenchimento do cupom em papel e são colocados numa urna transparente, para posterior sorteio de algum prêmio. Como é feita a proteção, armazenamento e, principalmente, o descarte desses cupons, que contêm diversos dados pessoais? Obviamente, essas situações não se comparam a um eventual vazamento de banco de dados gigantescos de empresas do setor financeiro ou de comércio eletrônico, mas ilustram o pouco cuidado com que os dados pessoais são tratados no dia a dia de empresas – sem falar sobre o outro lado, as pessoas, que não hesitam em fornecer os seus dados. Com a lei, haverá um incentivo para que a cultura de privacidade se fortaleça e uma oportunidade para que as empresas se diferenciem da concorrência, justamente por saberem tratar de forma adequada os dados pessoais sob a sua responsabilidade. O desenvolvimento de produtos e soluções passará por mudanças, bem como a relação com fornecedores, parceiros e clientes. Uma nova realidade, com uma nova mentalidade, se aproxima. E sua empresa, já está preparada para atuar respeitando a privacidade de dados pessoais? influenciador 18 REVISTA LOCAWEB

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