Locaweb Edição 93

inbound marketing 35 REVISTA LOCAWEB De olho nas métricas Fábio Ricotta, cofundador da Agência Mestre e especialista em marketing de performance, destaca que, com a presença de um CRM de vendas e uma ferramenta de automação de marketing, você consegue saber exatamente quantas pessoas foram convertidas pelas suas estratégias. O Google Analytics é outro grande parceiro na hora de entender o desempenho. Acompanhar as métricas é algo de extrema importância para a mensuração dos resultados. “Sem dados dos indicadores de desempenho, estamos no escuro. O inbound se baseia em diferentes taxas de conversão, que traduzem o sucesso (ou não) das ações”, diz Luisa Ambros, diretora de operações da Intermídias. A profissional acrescenta que o resultado vem da análise e otimização constante do que já foi produzido. Essas referências também geram insumo para que as produções seguintes sejam ainda mais eficientes. e ainda tem uma área criada apenas para desmistificar lendas urbanas a respeito do seu principal refrigerante. Assim, a marca alia conteúdo agregador a propagandas de seus produtos. Outro case que merece destaque é a Netflix, que não se limita a produzir marketing de conteúdo para captar leads e converter com o seu produto principal. A plataforma vai além e usa também outros elementos do inbound marketing, como redes sociais, e-mail marketing, newsletter, e ainda mantém um blog para engajar sua legião de assinantes. Nomundo das fintechs, um exemplo de sucesso emgeração de conteúdo é a Zoop, plataforma tecnológica parameios de pagamento e serviços financeiros. No final de 2018, a startup criou umblog coma intenção de se tornar referência nos temas que permeiamo setor emque atua. público (quanto, emmédia, ele investe, no período em que se relaciona com você) e ainda reduz os custos de aquisição de cliente. “Quando você disputa uma pessoa em um estágio onde ela não está pronta para comprar (no topo do funil), existe uma concorrência menor”, explica Fábio. É por isso que o custo de aquisição nessa etapa é baixo. “Assim que a empresa tem um cadastro em sua base de contatos, a despesa fixa mensal de manutenção da ferramenta de automação vai sustentar a nutrição desse cliente em potencial, até ele amadurecer e gerar venda”, completa Luisa. Outro ponto que impacta a redução de custos é que a produção do conteúdo não expira. Dessa forma, ummaterial educativo vai exercer seu papel sem data de validade, desde que bem feito e com adoção de SEO qualitativo. “Trata-se de um custo único que trará retorno diluído por muito tempo, diferentemente de um anúncio, por exemplo”, diz Clara. Cases de sucesso Um dos grandes cases de inbound marketing no Brasil, a Cola- Cola Brasil mantém uma revista digital com um grande poder de engajamento. No blog, a empresa foca pautas a respeito de meio ambiente e sustentabilidade, bem- estar, inovação, empreendedorismo, Acompanhar as métricas com ferramentas como o Google Analytics é algo de extrema importância para a mensuração dos resultados Fotos: Shutterstock.com

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