Locaweb Edição 93

mundo design 53 REVISTA LOCAWEB O teste de usabilidade é uma técnica de pesquisa e análise usada para avaliar a facilidade, o desempenho e a eficiência de umproduto, de umsite, de umaplicativoou mesmo de umserviço oferecido no mercado. Ao ser realizado, esse tipo de análise leva emconsideração um público-alvo comusuários representativos, que podemacrescentar algo para o resultado final e determinar suas diretrizes. Namaior parte dos casos, os testes são feitos pormeio de uma interface. Entrevistas, tarefas a seremexecutadas e outrosmecanismos são usados por analistas para estabelecer a comunicação entre as partes, que não podemse conectar diretamente, a fimde gerar umcenáriomais fiel aomundo real. “Oprimeiro passo de umteste de usabilidade é identificar o público-alvo e o objetivo do projeto que está sendo testado. A partir daí, comos dados colhidos e os relatórios emmãos, devemos avaliar o comportamento do usuário diante do que foi proposto e, após essa etapa, criar alternativas e apontar a soluçãomais eficaz encontrada até omomento”, explica Renan Baradel, CEOda AgênciaWeber. Todo esse processo é fundamental para identificar quais são os principais pontos que impedemo usuário de continuar no fluxo de navegação de umsite, por exemplo. Mesmo assim, muita gente deixa os testes de usabilidade de lado, por considerar que sua aplicação é trabalhosa demais. E o que é pior: cara. Os preços praticados nomercado variambastante, mas o desenvolvimento de ume-commerce simples, já coma análise inclusa, sai em torno de R$ 25mil. Para consultoria e realização do processo emsites que já existem, é possível encontrar orçamentos a partir de R$ 5mil. Custo do teste Os testes de usabilidade costumam sermais eficazes quando realizados com a presença física das pessoas, a partir de simulações de situações nas quais elas necessitemdas ferramentas analisadas. “Esse é umdos pontos quemais encarece o processo, pois é necessário fazer uma pesquisa prévia e algumas avaliações que demandamuma equipe considerável, bem como tempo”, indica a coordenadora de projetos da Prismma, LourdesMaria de FrançaHardman. Outro ponto que pode influenciar o custo é amanutenção. “Os testes de usabilidade devemser feitos nasmais diversas etapas do projeto, desde sua concepção. O ideal é começar no layout, chegar à programação e, a partir daí, passar por análises exaustivas, no intuito de encontrar erros ou intercorrências Pesquisa prévia, tempo e equipe encarecem o processo, segundo Lourdes Maria, profissional da Prismma Marcelo,daVoxDigital:testesdevemserfeitosem todasasetapasdoprojeto,do layoutàprogramação que possam influenciar a funcionalidade do site”, explica o sócio-fundador da Vox Digital, MarceloNeagu. Comalto rigor científico, o processo envolve uma série de despesas com materiais e conhecimento profissional. De quebra, ele funcionamelhor diante de uma frequência grande de análises. Para quemquiser captar clientes em larga escala, por exemplo, recomendam-se testes mensais. Isso porque asmudanças rápidas enfrentadas pelomercado tecnológico tendema influenciar a experiência do usuário. “Apenas dessa forma é possível mensurar o aumento de leads (termo usado para descrever o início do interesse de umpossível cliente por umdeterminado produto ou serviço de uma empresa) ou de vendas, que é o que os empreendedores digitaismais procuram”, explica Renan. Questionado se o investimento no mecanismo vale a pena, o CEO da Agência Weber é taxativo: “Se analisarmos o retorno que os testes geram, quando bem executados, pode-se dizer que a aposta é válida, pois os resultados do site tendem amelhorar bastante”. O fato é que não é todomundo que pode encarar um projeto como esse, mas a possibilidade de lucro é real. A dica, então, é considerar a hipótese e, caso esteja dentro das suas possibilidades, seguir em frente, coma ajuda de profissionais capacitados. “Aapostaéválida,poisosresultadosdositetendema melhorarbastante”,dizRenan,daAgênciaWeber

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