Locaweb Edição 98

feed 28 REVISTA LOCAWEB C om a popularização dos smartphones e das assistentes virtuais, muita gente tem preferido falar a digitar. A praticidade e a economia de tempo proporcionadas por esse novo comportamento vêm apontando para a pesquisa por voz como uma das maiores tendências do mercado. É o “Ok, Google”, que permite realizar esse procedimento no maior buscador da internet, entrando definitivamente para o vocabulário dos negócios. “Os usuários estão se cansando de digitar. Com os assistentes, ganha-se tempo, o que é sempre algo importante”, diz Rafael Rangel, analista de mídia da Agência R8. Segundo o especialista, esse costume tem levado o Brasil e o mundo para o caminho da era “voice first”, na qual a interação entre consumidores e empresas terá a voz como a principal forma de comunicação. Vale destacar que nem sempre as pessoas se dão conta de que estão vivendo ummomento de mudança – ao menos até que ela aconteça efetivamente. Lucas Maranho, consultor e analista de SEO da liveSEO, explica que esse processo ocorreu, por exemplo, com o website responsivo. Hoje, a solução é tão trivial que não se discute mais se as páginas devem ou não ser adaptadas para celulares. “Acredito que o mesmo processo ocorrerá com a busca por voz. O conceito está em evidência, e imagino que, dentro de no máximo dois anos, o que hoje é tendência vai se transformar em realidade.” Como funciona A tecnologia de Voice SEO envolve o uso do microfone de dispositivos móveis ou computadores para fazer pesquisas na internet. Mas, até oferecer os resultados naturais e efetivos que se tem hoje, ela passou por um longo processo de desenvolvimento. “Tudo começou com a computação da síntese de fala, que permitiu aos dispositivos ‘lerem’ e articularem palavras”, explica Rafael. A partir daí, seguiu-se para o reconhecimento dos sons, que possibilitou às inteligências artificiais entenderem o que as pessoas dizem. “Agora, culminamos no momento em que se juntam essas duas fases. É o aperfeiçoamento desse processo de interação que permitirá às pessoas conversar com as máquinas fluentemente usando linguagem oral.” Não deixe para depois Com a aproximação da era do “voice first”, é imprescindível que a sua estratégia de SEO esteja alinhada a essa nova demanda. “Quem não levar em consideração o Search Engine Lucas, da liveSEO, aposta na popularização da tecnologia em até dois anos Entenda o que é a tendência do Voice SEO e por que se adaptar à solução é importante para seu negócio [ Marcella Blass ] Ok, Google O que está em evidência no mundo da tecnologia

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==