Locaweb Edição 99

E stabelecer uma relação amigável comseu público e transformá-lo emadvogado de sua marca é o sonho de qualquer empresa que busque umposicionamento sólido de mercado. Dentro desse contexto, fala-semuito hoje em marketing humanizado. Muita gente, entretanto, não sabe o que esse conceito significa na prática e por que, empleno ano 2020, voltamos o foco ao tema. Será que, emalgum momento, deixamos de ser humanos? A resposta é não, mas o fato é que a adaptação às mudanças impostas pela evolução domercado fez comque as empresas perdessemumpouco do calor junto ao público. Emdeterminadomomento, os resultados se tornarammais importantes do que o trabalho feito pelas pessoas, e isso é algomuito arriscado. Quando se fala emmarcas humanizadas, a referência não deve ser gigantes como a Apple, representada por Steve Jobs, ouMagalu, pela Lu – embora a personificação seja uma estratégiamuito forte dentro do conceito e que costuma ter sucesso, como nos dois casos citados, quando é bemplanejada. Omarketing humanizado, entretanto, vai alémdisso e ocorre quando uma empresa enfatiza as pessoas presentes, emtodos seus processos, na criação de propósitos, no desenvolvimento de produtos, nas campanhas publicitárias e no pós-venda. Assim, a estratégia funciona quando amarca adota, para valer, uma postura humana de relacionamento comomercado e seus stakeholders (pessoas que têm interesse na gestão de empresas ou na gestão de projetos). Existemalguns pontos importantes que devemser levados emconsideração durante o processo: • Amaneira como a empresa realiza sua gestão de crise; • As campanhas de promoção dos produtos; • As variáveis ambientais e culturais da persona; • A consistência damarca frente aos canais usados; • O tomde voz emaneira como usa esses canais; • A promessa, o propósito e os valores damarca. Alémdisso, quando se observa que as pessoas se relacionamentre si e o olho no olho transferemais confiança, as empresas devementender que, ao tratar os consumidores como humanos, e não números, aumentam-semuito as chances de realizar novas vendas, fidelizá-los e torná-los defensores de seus produtos. Tudo isso ficou aindamais importante diante da velocidade e viralização das informações, na qual o boca a boca ganhou uma escalamaior de propagação da informação. Outras estratégias que podemser usadas para humanizar amarca são a storybrand e o truth-telling. Na primeirametodologia, a empresa conta histórias que gerem identificação e empatia como público. Já na segunda, ela se propõe a fazer isso demaneira transparente. Apesar de ainda ser apontado como opção estratégica, omarketing humanizado deve ser visto como umrequisito fundamental emqualquer processo desenvolvido por uma empresa. Afinal, a definição do propósito, que diz o porquê damarca existir, exige que ela adote uma posição de relacionamento sincero como público-alvo. Marco Galvão Administrador, pós-graduado em Gestão de Marketing Digital, cursando Publicidade e MBA em Branding e Comunicação de Marcas. /marcogalvao @marcoabgalvao Marketing humanizado: como fazer sua marca falar com o público influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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