Locaweb Edição 99

D e acordo com a ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e a StartupBase, hoje, no Brasil, existemmais de 12 mil startups, refletindo um conceito que se firmou no país na última década: esse tipo de empresa chegou para inovar o mercado de maneira ágil, tornando a vida da população cada dia mais fácil. Dentre elas, há várias ramificações: fintechs, agrotechs, edtechs... Esse conceito está tão arraigado no mundo corporativo que grandes companhias querem incorporá-lo, trazendo essa proposta ágil e jovem, como se esta fosse a receita de um bolo perfeito de sucesso. O que alguns empreendedores e investidores precisam saber, porém, é que não existe uma ideia pronta para obter sucesso. Muitas startups nascememorremdentro de umperíodo de três a cinco anos. A lição que fica? Ter uma boa ideia nem sempre é o suficiente para sustentar os negócios. É precisomostrar o diferencial, ter umplano estruturado e saber lidar comos desafios e as dificuldades, semdesistir. Quando o Facebook surgiu, já existiam sites de relacionamento que tinhamamesma função – e a Amazon veio depois do eBay. A diferença é que essas empresas se inspiraramem trazer algo novo. Elas dedicaram tempo pesquisando e estudando omercado para entender do que os consumidores precisavam, suas reais necessidades e como podiam fazer isso demaneira simples para os usuários, sem seguir uma tendência pronta. Assim, quemobserva as empresas que hoje reinam em seus segmentos percebe que apenas "nascer" como uma startup não é garantia de sucesso. Uma das formas mais rápidas de falhar ainda nos primeiros meses é ficar preso àmecânica do produto, em vez de atender à demanda, e a explorar as razões para que exista. Outro ponto quemerece atenção é o tão sonhado feedback positivo, que pode enganar muitos empreendedores iniciantes. Ouvir elogios é bom, mas alguns cometemo deslize de, com isso, achar que não precisammais inovar – afinal, em time que está ganhando não semexe, certo? Omundo, entretanto, está em constante transformação, e aquilo que você oferece precisa acompanhar as necessidades dos consumidores. Investimento é outra questão importante. Geralmente falamos que uma startup deve buscar aportes mas, antes de tudo, elas precisam começar por si próprias. E não estamos falando de coisas básicas de escritório, mas de tecnologia. Elas não são baratas, mas não são emvão. Como é possível perceber, não basta acordar comuma boa ideia e "fundar" uma startup. É preciso pensar mais à frente e no quemove essas empresas: a inovação. Henrique Mendes CEO da Nutrebem, conta digital com acompanhamento nutricional de cantinas escolares /henriquemendes Startup não é receita de bolo nem garantia de sucesso influenciador 22 REVISTA LOCAWEB

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