Locaweb Edição 99

o poder da nova geração 41 REVISTA LOCAWEB está no caminho certo? Quando a gente começou, éramos um blog com posts de fotomontagens e textos. O podcast veio em 2006 e, de lá até 2008, percebemos que, de todas as coisas que fazíamos – e gostávamos de fazer – no site, esse canal era o que dava mais certo. Então, fomos migrando mais para o áudio, até pararmos definitivamente com os posts em texto. Em nenhummomento, porém, fizemos algo de que não gostávamos só porque tinha mais sucesso. É fundamental ter equilíbrio para entender o feedback do público (do que eles gostam e o que querem) e permanecer verdadeiro à sua essência. Emmeio a tanta informação disponível na palma damão, o quemais pode ser feito para engajar verdadeiramente o público-alvo? O equilíbrio coma sua identidade e a profundidade na geração de conteúdo são, com certeza, os grandes diferenciais nessemundo competitivo. Mas, no JovemNerd, o complemento a isso foi que, desde o início, aprendemos a nos adaptar às rotinas das pessoas. Hoje vemos criadores do YouTube falando "gente, ativemo sininho, teve umbug no site que não está notificando o público", mas quando começamos, não existia o tal sininho. Então, a gente criou uma grade de programação, para colocar o nosso programa na rotina dos ouvintes. Entender essas necessidades é algo muito importante. Como vocês identificam que a estratégia funcionou a ponto de passar a fazer parte da rotina das pessoas? Por mais que diga que não, todo mundo se prende à rotina. Ela é a base cognitiva da mente humana, e a gente procura isso sem saber. Às vezes, nós atrasamos as publicações e as pessoas começam: “Cadê o podcast? Cadê o vídeo?”. Isso ocorre porque entramos na rotina delas. Hoje, temos uma grade em que cada conteúdo tem seu dia e horário para sair. Isso, inclusive, revela a importância de manter uma regularidade na produção de conteúdo. Assim, não dependemos do “sininho”. Muito mais poderoso do que a notificação de novos conteúdos é você se tornar um hábito. No universo corporativo, qual é o segredo para que uma empresa consiga criar uma conexão real a esse ponto com os consumidores? É preciso entender a internet. Montar equipes com pessoas que compreendam a linguagem online. Hoje, você tem de trazer para o time alguém que saiba tudo a respeito de TikTok, e outro que entenda de Twitter, Instagram, Facebook. Isso vai definir a diferença entre não falar nada, publicar um comunicado ou ser a Netflix e dizer "e aí, do que vocês vão reclamar hoje?". Ser capaz de compreender a língua de cada universo também é primordial. Não adianta querer usar a mesma base em todas as redes. Trata-se de um universo diferente de comunicação em cada esfera, e a marca precisa ter uma pessoa que esteja vivenciando esse mundo liderando seus esforços de comunicação. Claro que isso é um grande desafio, porque tudo está muito pulverizado emmuitas tribos e linguagens. Mas é assim que o mundo da comunicação na internet funciona hoje. Para engajar, é fundamental que as marcas estejam cientes do que esteja acontecendo. Isso inclui os memes, as piadas, enfim, o cotidiano dos jovens Alexandre Ottoni, cofundador do JovemNerd Alexandre e Deive, do JovemNerd

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