Locaweb Edição 99

especial 50 REVISTA LOCAWEB Thiago Rodrigues, coordenador de qualidade da All iN, destaca que, atualmente, mais de 50% dos e-mails enviados por ano são spams. “Nessa briga de gato e rato entre spammers e provedores, vários e-mails legítimos são impactados por terem ‘características de spam’ ou não passarem nas checagens de autenticidade. Eles são marcados como suspeitos e, em alguns casos, até descartados”, destaca o profissional. É aí que entra o grande desafio das empresas que trabalham com e-mail marketing: é preciso adequar as mensagens para que elas não sejam confundidas com as indesejadas e, consequentemente, ignoradas. “Os filtros usam inteligência artificial para identificar padrões de e-mail que não foram solicitados. O conceito inclui determinadas palavras no título, o fato de você sempre ignorar alguns remetentes e outros servidores de e-mail que tenham reportado spam naquela mensagem”, diz a consultora de marketing digital Camila Renaux. Como fugir dos spams Produzir mensagens interessantes e significativas é o segredo para chegar à caixa de entrada das pessoas sem grandes obstáculos. “Se você sempre enviar campanhas de e-mail marketing para uma base qualificada e interessada, a chance de cair em um filtro de spam é muito menor, justamente porque seu e-mail terá relevância. Esse deve ser o objetivo: ser relevante para as pessoas que se enquadram naquele contexto”, conta Camila. Para a especialista, muitas vezes as companhias esquecem que, por trás de um endereço de e-mail, está um ser humano com comportamentos, preferências, urgências e, geralmente, um inbox lotado de mensagens irrelevantes e inoportunas. Notifique a frequência com que o usuário receberá seus e-mails e, se possível, permita que ele escolha quais tipos de mensagem deseja receber Thiago Rodrigues, coordenador de qualidade da All iN A popularidade do correio eletrônico pode ser vista como uma boa oportunidade para empresas, sobretudo as pequenas e médias, que podem apostar em estratégias de e-mail marketing que exigem pouco investimento para divulgar seus produtos e aumentar a conversão de vendas. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as mensagens não sejam direcionadas automaticamente às caixas de spam, o que compromete muito a eficácia das campanhas. Aqui, você confere algumas dicas de planejamento para explorar todo o potencial das campanhas e garantir que elas sejam entregues corretamente. Joio e trigo Por ser uma ferramenta acessível e bastante adotada pelo público, o e-mail se tornou a porta de entrada para a disseminação de mensagens mal-intencionadas, como conteúdos com malwares, fraudes ou simplesmente indesejados. Enviadas em massa e sem a autorização prévia dos destinatários, elas são redirecionadas, muitas vezes de forma automática, à caixa de spam, que funciona como um filtro oferecido pelos provedores de e-mail. E no meio desse processo, algumas campanhas bem-intencionadas, mas mal-planejadas, podem ter o mesmo destino.

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