Locaweb Edição 99

zero spam 53 REVISTA LOCAWEB 6 dicas práticas para uma boa campanha de e-mail marketing Confira alguns procedimentos fundamentais que devem ser seguidos na hora de criar uma campanha de e-mail marketing. As dicas são de Thiago Rodrigues, coordenador de qualidade da All iN: - Comece disparando para umbaixo volume de e-mails, de preferência para os contatos que sãomais engajados com suamarca. Dessa forma, vocêmostrará aos provedores que é umbom remetente, o quemelhorará sua reputação em campanhas futuras. - Fique atento ao retorno. Baixas taxas de entrega normalmente são indícios de problemas mais graves. Muitos erros com prefixo 5xx (por exemplo, 550, 571), como caixa inexistente e conta inativa, são indícios de problemas coma base de contatos. - Caso tenha uma base de e-mails muito grande, separe-a em faixas de engajamento e envie-os por ranges de IP diferentes. Assim, usuários combaixo engajamento não prejudicama entrega dos mais engajados. - Remova os usuários que se descadastraram ou que têmbounces (processamento de erros) recorrentes. Reenviar para eles irá prejudicar sua reputação. - Use os programas de Feedback Loop (Yahoo CFL, Microsoft JMRP e Return Path Universal FBL) para identificar e remover usuários que reclamemde seus e-mail como spam. Caso use um serviço de terceiros, normalmente ele fará isso por você. - Avalie, em cada campanha, as taxas de reclamação de spam. O objetivo é tentar identificar seus motivos. A partir daí, traçar umperfil do que sua base não gosta ajudará amanter ummelhor relacionamento. seus e-mails e, se possível, permita que ele escolha quais tipos de mensagem deseja receber”, recomenda Thiago. Também é importante indicar um link de descadastro visível e deixar de disparar e-mails para as pessoas que solicitarem a remoção de seus endereços da lista. Os links presentes no e-mail, por sinal, merecem atenção especial. “Eles não podem ser quebrados e devem ter endereço seguro (https) e correto. O título da mensagem também influencia na entrega, já que existem palavras que podem ser interpretadas como spam para os provedores. Por exemplo: desconto, crédito e renda extra. O ideal é usar caixa alta apenas em situações estratégicas e evitar excesso de pontuação”, explica Denise. Outro fator importante é a formatação e o visual do e-mail marketing. “O ideal é equilibrar bem imagens e textos. Costumamos recomendar 60% do espaço para textos e 40% dedicado a imagens, que precisam ser leves e otimizadas para serem carregadas facilmente. Afinal, fotos muito grandes também podem ser barradas”, ressalta Camila. A lista de recomendações pode até ser grande, mas as estratégias citadas funcionam na prática e ajudam a melhorar consideravelmente os resultados de campanhas de e-mail marketing. Com elas, é possível aumentar o engajamento, converter mais vendas e dar um adeus definitivo ao spam. Denise, da Corebiz, ressalta a importância de acompanhar a métrica dos disparos

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=