Locaweb Edição 100

55 // essencial / ferramentas de busca // revista locaweb o interesse do cliente”, explica Jefferson Schiavetto, diretor- geral da JX2 Criação de Sites Profissionais. Ainda na parte técnica, é importante que o programa implementado para fazer as pesquisas atenda a alguns requisitos básicos, como exibir os resultados com velocidade, de forma responsiva, familiar e coesa. “O sistema deve ser desenvolvido com o cuidado de evitar filtros e opções de busca distantes do propósito da página, pois eles podem afetar as regras de negócios atreladas ao produto exibido. Se a pesquisa deixar o usuário ainda mais confuso, ele dificilmente seguirá em frente com a compra” afirma Jefferson Augusto, gerente de projetos na Tec4You. Nesse sentido, o ideal é, antes mesmo de construir qualquer site, pensar junto com o desenvolvedor como o público absorverá a informação que você pretende entregar. “É sempre bom fazer uma pesquisa para entender quem é o seu diagramador. A partir daí, fica mais fácil criar o projeto digital como um todo, desde a diagramação até a clareza da navegação”, diz Schiavetto. Com isso, ficará mais simples elencar as metodologias aplicadas nas ferramentas de busca. ambiente mobile, ou então com a tecla Enter, no desktop. Além disso, espelhe-se em páginas como o Google para oferecer ummodelo de busca avançada que esteja adaptado adequadamente aos filtros que melhor atendam aos objetivos do site. Esse tipo de pesquisa pode ser oferecido em um link que leve a uma página específica. Todos esses cuidados são importantes, mas é válido dizer que apenas uma ferramenta de pesquisa, por melhor que seja, não resolve todos os problemas de usabilidade de um site. “O sistema de busca deve ser visto como um recurso, mas a recorrência extrema a ele pode indicar que a experiência do usuário, de forma geral, está com problemas”, diz Augusto. O ideal é que o acesso às informações seja sempre o mais intuitivo e familiar possível para reter o usuário. E isso deve ser verificado com o desenvolvedor em todos os detalhes do projeto. Praticidade para o usuário Depois de definir todas as metodologias de filtros, é hora de pensar na melhor forma de exibir a ferramenta de busca para facilitar a vida do usuário. Em geral, ela deve aparecer no alto da homepage, em lugar bem visível. Caso se repita em páginas internas (algo importante para os sites grandes, sobretudo e-commerces), vale a pena mantê-la sempre na mesma posição, com um layout que se destaque emmeio às barras e aos menus de navegação. Cheque também se o campo de entrada da palavra-chave tem uma largura suficiente para suportar o nome dos produtos e serviços oferecidos. Nos e-commerces, principalmente, esse quesito é fundamental, já que o público pode procurar pelo nome inteiro de um item, por exemplo, e chegar diretamente ao que deseja, o que diminui a chance de receber resultados desinteressantes. Outro detalhe é verificar se o usuário, após receber a lista de resultados, consegue retornar à página anterior apenas clicando ou tocando no botão Voltar do navegador. Da mesma forma, o ideal é que a ferramenta seja totalmente responsiva, e a pesquisa seja feita com um simples toque, no Sistema ideal deve apontar termo buscado e, na sequência, lista de relacionados, aponta Jefferson Schiavetto, da JX2 Jefferson Augusto, da Tec4You, alerta para a ineficiência dos filtros e opções de busca distantes do propósito da página

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