Locaweb Edição 101

33 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb A pandemia de covid-19 forçou o mundo a ser (ainda) mais digital. Tanto é que, no Brasil, o e-commerce apresentou um crescimento de 100% nas vendas nos últimos meses. Além disso, 43% das empresas adotaram a prática de home office, e também 43% dos brasileiros economicamente ativos passaram a recorrer a algum tipo de delivery entre uma e três vezes por semana. Os dados foram obtidos, respectivamente, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a consultoria Betania Tanure Associados (BTA) e a empresa de cliente oculto OnYou. A necessidade de marcar (ou reforçar) presença no mundo online vem sendo apontada há anos, mas o fato é que nem todos estavam preparados para isso. Empresas de portes distintos, sobretudo as pequenas e médias, tiveram de se virar, de repente, para sair da zona de conforto e atender a novas demandas de mercado. E se com planejamento já é complicado se adequar a um novo ambiente, as incertezas soam ainda maiores em um cenário emergencial. O lado bom dessa história é que o ditado popular “em time que está vencendo não se mexe” não faz sentido para quem é empreendedor. Pelo contrário: a melhoria contínua é um trunfo. Quem deseja sair por cima em momentos de crise deve aproveitar as soluções tecnológicas para se reinventar. Esse processo pode incluir soluções como adequar-se ao home office, manter uma boa gestão a distância, montar uma loja online eficiente, atender e entregar com qualidade e, por fim, apostar num marketing criativo com o auxílio, por exemplo, das lives. O QUE OS PEQUENOS E MÉDIOS EMPREENDEDORES PODEM APRENDER COM A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PROVOCADA PELA PANDEMIA DE COVID-19 PARA SE REINVENTAR E FORTALECER O NEGÓCIO BIANCA BELLUCCI, MARCELLA BLASS E MARIA BEATRIZ VACCARI

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