Locaweb Edição 101

53 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb com as empresas é algo incipiente, que deve funcionar como gancho para a criação de estratégias de marketing ainda mais avançadas. “Já dá para observar que muita gente acessa esse tipo de transmissão pela TV, a fim de ter o smartphone disponível. Assim, as pessoas conseguem se conectar com os amigos e vivenciar esses momentos juntos”, afirma Felipe, da Ambev. Esse cenário, por si só, pode dar vazão a um mundo de ideias. A comunicação digital e o relacionamento entre empresas e consumidores chegaram a uma nova era. E obter sucesso, mais uma vez, depende de sua criatividade e capacidade de reinvenção. Plataforma eficiente Há uma série de plataformas disponíveis para as empresas fazerem suas lives de maneira gratuita. O Instagram e o YouTube são as mais populares. "Escolher a que faz mais sentido para seu negócio é algo que depende diretamente do seu público-alvo. Por isso, é importante saber qual é o canal de preferência e onde ele consome mais esse tipo de conteúdo", destaca Rodolfo Benetti, diretor de marketing da Orgânica Digital. O Instagram tem como principal característica o dinamismo. Quem se conecta à ferramenta está sempre atrás de novidade. Moderna, a rede social tende a atrair o consumidor jovem que, muitas vezes, já trabalha na internet. O YouTube, por sua vez, é uma boa alternativa para quem deseja trabalhar o chamado conteúdo de cauda longa, pois as lives ficam armazenadas como vídeos no canal da empresa. Daniel Arcoverde, fundador da Netshow.me, explica que a plataforma permite trabalhar as estratégias de SEO, para que o conteúdo apareça bem nas buscas do Google. O YouTube é, hoje, o segundo lugar da internet com mais buscas (atrás apenas do Google). Por isso, subir suas transmissões para a plataforma tem tudo para gerar resultados positivos de vendas e fidelização. “Adaptar-se sutilmente à tendência das lives e entender o que o público quer é o que irá estabelecer, no futuro, a diferença entre as empresas que verdadeiramente vão tirar proveito dessa estratégia e as que apenas terão surfado na onda criada pela pandemia, sem grandes resultados”, destaca Rodolfo. Segundo o diretor da Orgânica Digital, as transmissões ao vivo têm potencial real para transformar negócios, contanto que sejam tratadas, desde o começo, de maneira profissional. Ao que tudo indica, o fato de as lives atingirem grande audiência e, ao mesmo tempo, oferecerem ao consumidor uma experiência mais íntima é divulgado por eles em uma tabela e repassado aos compositores”, alerta Daniel. Algumas ferramentas, como o YouTube, derrubam as transmissões automaticamente quando esse tipo de conteúdo é reproduzido sem autorização. Nova era Com o planejamento traçado e todas as questões técnicas estabelecidas, a dica é não perder tempo e aproveitar o momento para acostumar seus clientes à nova abordagem da marca. É importante, porém, que esse processo seja feito da maneira mais natural possível, com pequenas inserções que fomentem conhecimento para as seguintes. Rodolfo, da Orgânica Digital, acredita que as lives são a solução mais poderosa do momento para vender produtos e serviços

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