Locaweb Edição 101

// revista locaweb 55 // essencial / menu principal Otimização e planejamento de usabilidade Após definir os assuntos, devem-se adotar algumas estratégias de modelagem para que o menu funcione sem problemas operacionais. A primeira delas diz respeito ao posicionamento. “O ideal e mais comum é apresentá-lo no topo de todas as páginas do site, com o logo da empresa à esquerda e as informações distribuídas à direita, em formato de botões. No ambiente mobile, o menu pode se resumir a um único botão permanente no canto direito, que descortina os links após ser tocado”, aponta Saulo. O passo seguinte é definir as palavras ou os ícones que serão usadas(os) para dar acesso aos temas propostos. Partindo do ponto de que o menu tem funções sutis e, na estrutura do site, serve para resumir o conteúdo oferecido, o mais indicado é usar uma linguagem coloquial e objetiva. E isso vale não apenas para o texto, mas também para o design do espaço. “Sempre penso na velocidade com que o usuário deve encontrar a informação, e o visual tem grande peso nesse sentido. O ideal é que, na página em que a pessoa aterrissar, seja a home ou não, ela tenha acesso a tudo o que quiser. O menu deve ser claro e funcional nesse sentido”, diz Ricardo Palandi, sócio-fundador da Evanto Digital, especializada na criação de sites. Para atingir esse conceito, a dica é que a quantidade de tópicos não seja muito ampla, a ponto de provocar uma poluição visual. “Tudo vai depender da organização do site e da quantidade de páginas. O ideal, porém, é ter um menu com, no máximo, oito tópicos. E ele nunca deve ser quebrado em duas linhas”, aconselha Saulo. Para os sites que oferecem grupos grandes de produtos ou serviços, a melhor saída é recorrer aos submenus. Com eles, é possível complementar a informação apontada anteriormente sem trazer prejuízo à experiência do usuário. Nesse caso, um título principal deve ser posicionado como guarda-chuva de uma seção com vários tópicos. “Uma página de advocacia, por exemplo, pode trazer no menu o botão ‘Áreas de atuação’ e, dentro dele, listar links como ‘Trabalhista’, ‘Cível’ e ‘Tributária’, levando às suas respectivas páginas. Assim, o público encontrará rapidamente o que procura”, conclui Saulo. De acordo com Saulo, da Camelo Digital, no ambiente mobile o menu pode se resumir a um único botão permanente situado no canto direito da página Ricardo, da Evanto Digital, destaca a importância do visual do menu e aponta que ele deve estar claro não apenas na home, mas também em todas as outras páginas

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