Locaweb Edição 102

// revista locaweb 17 // raio-x / games Essa atenção aos detalhes pode ser notada em vários momentos. Um dos grandes pontos fracos dos games de mundo aberto é a repetição de missões genéricas (já comentei sobre isso na edição 101, por exemplo, em Days Gone). Mas essa situação não se repete aqui. As missões de RDR2 claramente foram pensadas uma a uma, de maneira que, com algumas exceções, cada uma delas gere uma experiência única ao player. Ainda estava na metade do game e já havia caçado um urso, fotografado jacarés, incendiado plantações de tabaco, assaltado um banco, libertado um companheiro da cadeia... São tantas missões diferentes e imersivas, que seria preciso um texto só para falar delas. Em Red Se essa foi uma escolha proposital da Rockstar com o objetivo de aumentar a sensação de rotina (e imersão) dentro de RDR2, o resultado foi alcançado. O custo, no entanto, é uma certa desorientação do jogador. Outra questão difícil para se acostumar é a jogabilidade. Mesmo para um player experiente, alguns movimentos são confusos, e acabei matando personagens em momentos em que não deveria – simplesmente porque apertei o botão errado. Então, imagino que para um jogador novato a dificuldade deva ser maior ainda, exigindo uma curva de aprendizado longa para dominar os controles. Gráficos e mundo aberto Os gráficos, como era de se esperar, receberam a mesma atenção. O resultado é um mundo gigantesco e lindo, com diversos tipos de paisagens e pouquíssimos bugs. O efeito colateral é a locomoção do player dentro do jogo. Arthur precisa cavalgar de um lado para o outro em cima de seu melhor amigo, o que pode levar bons minutos. Há algumas viagens rápidas, mas em geral os poucos pontos do mapa estão bem espalhados. Assim, a longuíssima cavalgada, muitas vezes, é inevitável – e talvez um cochilo aconteça caso esteja jogando com sono. RAIO-X RED DEAD REDEMPTION 2 GÊNERO: AÇÃO PLATAFORMAS: PS4, XBOX ONE, PC E GOOGLE STADIA PREÇO SUGERIDO: R$ 248,99 PARA PS4 (VARIA DE ACORDO COM A ÉPOCA E A PLATAFORMA) Longas cavalgadas são exigidas para se mover pelo mundo aberto, mas história repleta de detalhes dá dinamismo ao título VEREDITO SUPERADAS AS DIFICULDADES INICIAIS PARA QUE O JOGADOR SE ADAPTE AO GAME, RED DEAD REDEMPTION 2 OFERECE UMA ATMOSFERA IMERSIVA COMO POUCOS TÍTULOS. UM MUNDO ABERTO EXTREMAMENTE POLIDO, COM GRÁFICOS INCRÍVEIS E UMA HISTÓRIA ENVOLVENTE FAZEM DELE UM JOGO IMPERDÍVEL – E QUE VALE TOTALMENTE SEU TEMPO. Dead Redemption 2, você nunca sabe o que esperar das tarefas, mesmo das secundárias. Curva de aprendizado É verdade, no entanto, que o jogo usa um sistema sem linearidade para as missões, e isso causa certo incômodo. Não há um fio condutor entre as quests (que, nos games, geralmente são separadas entre tarefas principais e opcionais), e isso deixa o jogador um pouco perdido. Em alguns momentos, você se sente apenas andando de um lado para o outro, cumprindo o que o game pede, e a história vai avançando sem você perceber. Não há um grande objetivo final, por exemplo. É algo do tipo “vai sobrevivendo aí, meu filho”.

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