Locaweb Edição 102

33 // capa / na rota do engajamento // revista locaweb A lguns empreendedores acreditam que basta oferecer um produto de boa qualidade para que os clientes apareçam aos montes. A realidade, porém, não é tão doce assim. O novo consumidor está cada vez mais exigente e só costuma comprar algo caso esteja convicto de que o serviço ofertado irá impactar sua rotina. Convencê-lo disso, portanto, transformou-se em um fator primordial para efetuar mais vendas. E a melhor maneira de conquistar esse objetivo é valer-se de uma estratégia conhecida como Marketing de Conteúdo. “O que o cliente deseja hoje é resolver suas próprias dores ou necessidades. Portanto, cabe ao empreendedor criar produtos e serviços com esse propósito e, a partir daí, estabelecer canais de comunicação adequados para que o público preste atenção neles e se apaixone pela empresa. Esse é o melhor caminho para gerar valor à marca”, aponta Rodrigo Pedrosa, fundador e CEO da agência Epic Content. Diante desse cenário, a estratégia do Marketing de Conteúdo foi desenvolvida para que empresas de todos os tamanhos deixassem para trás o modelo publicitário tradicional que visava apenas informar o público de forma genérica. A ideia agora é, primeiro, entender o cliente, para então estabelecer uma conversa mais estreita e personalizada – tudo no sentido de criar engajamento. Na prática, uma série de plataformas pode ser usada para gerar Marketing de Conteúdo, a exemplo de blogs, redes sociais, podcasts e e-books. Independentemente da ferramenta adotada, a tarefa envolve analisar o mercado com cuidado, escolher o formato correto para as campanhas e definir linguagens apropriadas na hora de criar o conteúdo. Dissecar todas as etapas envolvidas nesse processo é a chave para as pequenas e médias empresas que querem dominar a técnica – e, assim, ter clientes mais fiéis.

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