Locaweb Edição 102

36 // capa / na rota do engajamento // revista locaweb @revistalocaweb Por conta da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, houve crescimento na procura por lives e vídeos – o consumo desses canais de comunicação aumentou 74% no Brasil, de acordo com pesquisa feita pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br). Estude, portanto, se o seu público não aderiu ao YouTube. Vale ressaltar também que é indicado apostar em mais de um formato. Para vendas em datas específicas, o e-mail marketing desponta como uma das plataformas mais adequadas. Já quem deseja aumentar o reconhecimento de marca pode apostar em mídias sociais como o Instagram ou o Pinterest. Independentemente da escolha, é importante não usar o mesmo material em todas as plataformas. “Cada meio de comunicação requer um conteúdo específico para gerar engajamento”, explica Fernando. Achar que todas as ferramentas se adéquam ao mesmo conteúdo é desperdiçar o potencial delas. Passo 4: Elaboração de conteúdo Na hora de trabalhar o conteúdo propriamente dito, o ideal é abordar temas relevantes e que sejam capazes de despertar a atenção dos clientes – desde que tenham relação direta com sua empresa. “Os empreendedores devem ter dois objetivos claros durante a produção. Em primeiro lugar, precisam criar uma conexão emocional. O conteúdo tem de tocar o internauta de alguma maneira. Depois disso, deve-se pensar em como aquilo será útil para o cliente. Por isso, os tutoriais estão em alta”, conta Kleber Pinto, sócio-fundador da agência de comunicação Midiaria.com. O jeito mais fácil de atingir esses pontos é entregar um conteúdo leve, que promova a empresa, mas sem parecer algo vendido. Lembre-se: o público não gosta de interagir com materiais que estão claramente sendo veiculados com o único intuito de aumentar renda. Esse era o papel da publicidade tradicional. Há muitos exemplos de estratégias bem-sucedidas nesse sentido. A Sabor das Índias, por exemplo, é uma empresa de produtos gourmet criados à base de pimentas e frutas brasileiras. Pelas redes sociais, a marca gera conteúdos úteis para o consumidor. Quem as acessa encontra receitas O conteúdo tem de ser útil e tocar o cliente de alguma maneira, segundo Kleber, da Midiaria.com

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