Locaweb Edição 102

43 // especial / vendamais como cross-selling // revista locaweb P opularmente conhecida como venda cruzada, a estratégia de cross-selling é amplamente praticada nos comércios online e offline. A metodologia é baseada na oferta de produtos complementares no momento em que o consumidor vai fechar uma compra. A intenção é estimulá-lo a gastar mais com algum item que, naquele momento, tenha grandes chances de agradá-lo. O exemplo clássico dessa dinâmica acontece nas lojas de calçados, onde os vendedores sempre oferecem um par de meias antes de o cliente ir para o caixa – ou, então, um cinto ou uma bolsa para combinar. Muitas empresas cometem o equívoco de ver o consumidor como figura unidimensional, com apenas uma necessidade a ser resolvida. Porém, a interação que vai além do “entra, compra e vai embora” dá às lojas uma grande oportunidade de faturar mais com a mesma pessoa. Afinal, ela já está ali, com grande parte do funil de vendas percorrido e pronta para a conversão. Antes de seguir adiante com a estratégia, porém, é válido saber que cross-selling não tem qualquer relação com a controvertida venda casada – que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I), constituindo crime contra as relações de consumo. Nessa prática ilegal, para comprar determinado produto o cliente é obrigado a levar outro, mesmo que não seja de seu interesse. OFERECER ITENS COMPLEMENTARES AOS PRODUTOS DE INTERESSE DO CONSUMIDOR É UMA BOA TÁTICA PARA AUMENTAR SEU FATURAMENTO MARCELLA BLASS Venda cross-selling mais com o

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