Locaweb Edição 102

54 // essencial / cores do site // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR FIQUE DE OLHO A COR É RESPONSÁVEL POR 85% DA RAZÃO PELA QUAL UMA PESSOA DECIDE CONSUMIR UMA MARCA. CONSIDERAR ASPECTOS ESTÉTICOS É TÃO IMPORTANTE QUANTO INVESTIR EM SEO E USABILIDADE. AS CORES SÃO USADAS PARA TRAZER HARMONIA, CONFORTO E SEGURANÇA PARA O CONSUMIDOR. ANTES DE ESCOLHER A COR DE UM SITE É IMPORTANTE DEFINIR O PÚBLICO-ALVO, CONSIDERANDO ASPECTOS COMO FAIXA ETÁRIA, CLASSE ECONÔMICA E GÊNERO. FERRAMENTAS COMO ADOBE COLOR, CONTRAST CHECKER E UIGRADIENTS SÃO ALIADAS DURANTE O PROCESSO. A s cores de uma marca influenciam diretamente o comportamento dos consumidores. Nada menos que 85% das pessoas definem os tons de um site, por exemplo, como a razão principal para comprar um produto em particular. Além disso, 80% acham que o tema é determinante para o reconhecimento da empresa, e 93% assumem dar mais importância ao visual do que a qualquer outro fator na hora de adquirir algo. Os números fazem parte de uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, empresa americana de análises da web, que chegou a essas conclusões após cruzar dados apresentados por algumas das companhias mais populares do mundo. Isso explica por que especialistas em neuromarketing (campo responsável por estudar o que influencia o cliente na hora da compra) costumam dizer que definir corretamente as cores do site é algo tão importante quanto aplicar todas as técnicas de usabilidade combinadas – ou, ainda, fazer um bom SEO para se posicionar melhor nos buscadores. “As cores devem ser usadas para trazer conforto e segurança ao cliente. O ideal é adotar tons que facilitem a leitura e guiem o cliente para a conversão”, explica o head de tecnologia da agência Identidade Digital, Gabriel Verde. “Uma escolha errada nesse sentido pode afastar (potenciais clientes) e provocar desinteresse imediato. Alguns contrastes, por exemplo, incomodammuito quem tem problemas visuais”, alerta. Público-alvo Na hora de definir qual cor usar no site, o primeiro passo é determinar, com a maior exatidão possível, quem é o público-alvo. Para isso, é fundamental buscar informações como faixa etária, gênero e classe econômica, bem como alguns fatores comportamentais dos potenciais consumidores. ESCOLHA DOS TONS IMPACTA DIRETAMENTE O DESEMPENHO DA AUDIÊNCIA E DEVE SER REALIZADA COM CRITÉRIO LUCHELLE FURTADO 85% das pessoas definem as cores de um site, por exemplo, como a razão principal para comprar um dos produtos oferecidos Como definir as cores do site ssencia

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=