Locaweb Edição 102

57 // inovação // revista locaweb Locadora digital TURBI INVESTE EM TECNOLOGIA PARA CRIAR SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE AUTOMÓVEIS NO BRASIL https://turbi.com.br As dificuldades commobilidade fazem parte do dia a dia de pessoas que moram em grandes metrópoles do Brasil. Em 2016, os empreendedores Diego Lira (foto) e Daniel Prado uniram forças para tentar amenizar esse problema. Inspirados em empresas dos Estados Unidos e da Europa, os amigos investiram tempo e dinheiro na criação de uma locadora digital de automóveis. A empresa, batizada de Turbi, foi fundada oficialmente em 2017 com a missão de oferecer veículos de aluguel por meio de um aplicativo inteligente. Os automóveis ficam estacionados em diferentes pontos das cidades e são destravados sem chave, apenas por meio de uma função do app. Como as locadoras tradicionais, a Turbi adota tarifas que variam conforme a categoria do modelo escolhido pelo cliente. Um hatch automático, por exemplo, custa R$ 6 por hora, mais uma taxa de R$ 0,50 por quilômetro rodado. Entre os diferenciais estão o fato de que a gasolina fica por conta da startup e há um seguro automotivo incluso. Em 2018, a companhia recebeu um investimento de R$ 4 milhões, que foi usado para expandir seus serviços pelo Brasil – no mesmo ano, ela faturou R$ 2 milhões. Atualmente, a Turbi soma mais de 100 mil viagens registradas e uma frota com cerca de 700 veículos. Mesmo com o impacto causado pela pandemia da covid-19, que reduziu a demanda em 40%, a expectativa é de crescimento, já que o compartilhamento de carros segue como uma forte tendência em todo o mundo. Mais de mil estabelecimentos em diversos lugares do mundo são conectados pela startup a quem precisa de espaço para guardar as malas. Acima, o CEO Jannik Lawaetz, que aposta na retomada rápida das viagens Fotos: Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=