Locaweb Edição 103

O IPO da Locaweb foi um processo bem pensado, que começou há muitos anos e quando assumi a presidência da companhia. Ser uma empresa de capital aberto exige o mais alto nível de governança, transparência e ter de lidar com a expectativa de milhares de investidores. Não é fácil, mas desde o início do projeto tenho me dedicado e aprendido muito, e o resultado é esse que vocês podem acompanhar, com o papel da Locaweb subindo cada vez mais – o valor de mercado, hoje, é mais alto do que antes da covid-19. Uma empresa de tecnologia não abre capital para dar o mesmo resultado ano a ano. Temos expectativa de crescimento, e é isso que queremos entregar. Um dos meus grandes desafios é gerir inúmeras frentes. Temos seis unidades de negócios e dezenas de serviços. Além disso, desde 2012, fizemos seis aquisições bem- sucedidas. Essa é uma parte importante da nossa estratégia. Com relação à pandemia, a minha primeira preocupação quando a covid-19 chegou ao Brasil foi montar um plano com meu time, para garantir que os mais de 1.500 colaboradores conseguissem trabalhar de casa, em segurança e com as condições necessárias para isso. Felizmente, já estávamos bem avançados no que se refere ao trabalho remoto. Assim, conseguimos fazer essa transição sem grandes impactos, pois já tínhamos formas de acompanhar a produtividade dos times, squads, metodologias ágeis. Um desafio para mim é manter a cultura e os valores da Locaweb fortes, mesmo com o distanciamento. A nossa sede em São Paulo é toda aberta, um espaço cheio de natureza, justamente para proporcionar bem-estar, integração entre os times e fluidez das informações. Nesse novo cenário, é preciso aprender a lidar com as mudanças. OS IMPACTOS DA COVID-19 E AS EXPECTATIVAS DE FUTURO PÓS-ABERTURA DE CAPITAL Comandar uma empresa é sempre um enorme desafio e, com certeza, tudo isso ficou ainda maior depois de abrirmos capital Além dos colaboradores, pensei muito nos clientes, que dependem dos serviços da Locaweb para continuar rodando os seus negócios. É primordial manter o nível de qualidade e entrega, para não deixar na mão essas mais de 360 mil empresas que confiam em nós para vender online e se relacionar com seus clientes a partir das nossas ferramentas. O mundo está sentindo a necessidade de acelerar a transformação digital, e isso nos abriu novas portas. Tivemos um aumento enorme de demanda em alguns serviços, como os listados abaixo: - As unidades de Commerce, Tray e Yapay, representaram juntas o crescimento de 105,2% em GMV (volume bruto de mercadorias) no 2T2020, totalizando R$1,7 bilhão. - O Delivery Direto, solução que possibilita a um restaurante ter um aplicativo próprio de entrega e relacionamento com clientes, apresentou crescimento quatro vezes maior comparado à média mensal. Outros serviços também estão indo muito bem, pois tudo o que a Locaweb oferece é parte importante do processo de transformação digital das empresas. A atual crise temmostrado, cada vez mais, a importância da tecnologia. Conceitos que ainda estavam sendo analisados tiveram de ser colocados em prática, o mais rápido possível, gerando novas possibilidades de reinventar as formas de consumo. 20 // opinião // revista locaweb FERNANDO CIRNE CEO DA LOCAWEB fernandocirne

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=