Locaweb Edição 103

50 // reportagem / transformação digital // revista locaweb @revistalocaweb Por que é preciso aumentar a presença digital EDNEY SOUZA INDICA OS PASSOS BÁSICOS QUE AS EMPRESAS DEVEM REALIZAR PARA ATENDER AS NOVAS DEMANDAS DO MERCADO O consumidor está mais digital e mobile do que nunca, e esse acesso a recursos tecnológicos vem criando novos hábitos e rotinas. “O WhatsApp, por exemplo, permitiu que as pessoas manifestassem seus desejos sem usar o telefone. Com o Waze, por sua vez, os motoristas minimizaram as dúvidas e passaram a encontrar caminhos com a ajuda da tecnologia”, explica Edney "InterNey" Souza, diretor acadêmico da Digital House Brasil. O fato é que a praticidade tecnológica oferecida por soluções como essas influi diretamente nas preferências do cliente e em como os negócios devem se preparar para atendê-lo no ambiente digital. O consumidor que teve sua rotina melhorada por uma ferramenta de delivery online de mercado, por exemplo, vai querer que esse recurso esteja disponível em outros tipos de negócios, como padarias, pet shops, açougues e lojas de bebidas. “Um dos primeiros passos para mover uma empresa para o digital é repensá-la do zero. Negócios projetados para o mundo físico precisam ser reformulados para funcionar de forma eficiente online”, diz Edney. Produtos físicos, por exemplo, podem ser oferecidos em e-commerces, plataformas de delivery e marketplaces. Já os serviços precisam usar as mais variadas tecnologias disponíveis para se adaptar à nova realidade. Com a chegada da pandemia, consultorias e até orientações para manutenção de equipamentos estão sendo realizadas por meio de videochamadas. Além de oferecer produtos e serviços online, as empresas precisam estabelecer uma presença multiplataforma na internet. Para Edney, o maior desafio é descobrir quais são os melhores canais para cada marca. “Isso depende de muitos fatores, desde o perfil do público-alvo até o tipo do negócio”, afirma. Uma companhia B2B, por exemplo, vai ter resultados mais relevantes no LinkedIn do que uma empresa B2C, que pode se dar melhor no Instagram. Pesquisar e ouvir as necessidades dos clientes é o meio mais eficaz de identificar as redes sociais que mais combinam com seu negócio (veja mais na reportagem “Em que posso ajudar?”, na página 42). Também vale a pena estudar os concorrentes e analisar sua própria capacidade de produzir conteúdo em diferentes formatos. Depois disso, basta testar muito e focar o engajamento. Edney recomenda que os empreendedores usem um leque de ferramentas úteis durante o processo de migração para o digital. Zoom, Google Meet e StreamYard são boas plataformas para quem pretende trabalhar com vídeo. Soluções como Google Drive e Slack, por sua vez, podem ajudar a gerenciar equipes e aumentar a produtividade de funcionários em home office. Empresas que funcionam no mundo físico devem ser remodeladas para se adaptar à web, diz Edney

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