Locaweb Edição 103

// revista locaweb 55 // essencial / logotipo ser seguidas durante o processo de desenvolvimento, para que o logotipo identifique com exatidão o que uma pessoa ou empresa deseja transmitir. Em primeiro lugar, o empreendedor e o designer devem traçar um briefing detalhado, com questões amplas dos pontos de vista pessoal e estratégico, que sejam capazes de auxiliá-los na compreensão do objetivo da marca. “Para isso, é preciso realizar pesquisas que permitam conhecer o público, entender os conceitos básicos do negócio e deixar claro o posicionamento da marca”, diz Rafael. Entre os questionamentos que devem ser levantados durante o briefing, estão: o que a marca pretende entregar ao cliente; qual é o objetivo da empresa; como são o estilo e as especificações do produto ou serviço oferecido; onde a marca será veiculada; e quem ela pretende atingir. Além disso, vale a pena identificar quando será o prazo de entrega do produto final, caso seja para uma ação específica. O briefing detalhado leva o processo de criação propriamente dito ao primeiro – e mais importante – estágio: o conhecimento do público. “Durante a fase de pesquisa e benchmarking (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais que servem de referência num segmento de atuação), é importante conversar com pessoas que se enquadrem em seu público-alvo. Descubra o que elas pensam a respeito de suas ideias de logotipo. O feedback servirá como termômetro para mensurar se o processo criativo está no caminho certo ou se precisa ser modificado”, ressalta Willian. Construção estratégica Depois que o perfil ideal do consumidor é definido, o desenvolvimento do logotipo entra em uma parte mais prática, que pode usar como referência, inclusive, exemplos bem-sucedidos no mercado. “Os elementos gráficos que provocam mais impacto positivo costumam ser simples. O ideal é que eles sejam facilmente identificados, sem informações desnecessárias. Para isso, é preciso pensar no conceito e, graficamente, transformá-lo em um símbolo, por meio de formas. Essa é a hora de explorar todas as ideias que possam transmitir o objetivo estabelecido pelo negócio”, indica Willian. A partir daí, o elemento concebido deve ser adequado a todos os formatos de material digital ou físico que a empresa pretenda usar. Sites para desktop O logotipo deve ser criado com calma para ter um design bonito, funcional e que transmita o DNA da marca, segundo Willian, da Ideia Agência Digital Rafel, da Agência R8, ressalta a importância de realizar pesquisas para entender o público e definir os propósitos reais da empresa e mobile, mídias sociais, embalagens e peças de marketing devem ser levados em consideração. “Por isso, além das variações convencionais, nas posições vertical e horizontal, é importante gerar um logotipo responsivo. Sempre tomando cuidado, é claro, para não perder a essência ou o conceito da marca”, indica Rafael. Na hora de dar o toque final ao elemento gráfico, a dica é pesquisar as tendências de cores e estilo de fontes que mais agradem ao público-alvo no momento. “Assim, evita-se criar algo com características que fizeram sucesso no passado, mas hoje em dia não têm o mesmo apelo para os consumidores”, afirma Willian. Atualização Conforme o tempo passa, os logotipos podem ser atualizados. Grandes marcas que estão no mercado há anos, por exemplo, costumam aplicar mudanças ao longo dos anos – e nem sempre elas são sutis. “O importante, nesse caso, é manter uma consistência. Se a mensagem da empresa for a mesma de sempre, a estrutura da identidade visual pode ser preservada, seguindo as mesmas cores e os mesmos formatos, apenas modernizando-os", diz Willian. Agora, se a marca pretende explorar um novo setor ou mesmo mudar completamente o caminho traçado antigamente, tudo isso deve ser refletido em um novo símbolo.

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