Locaweb Edição 103

57 // inovação // revista locaweb Drones à vista DJI SE CONSOLIDOU COMO REFERÊNCIA NO MERCADO DE AERONAVES NÃO TRIPULADAS Em 2006, o empreendedor e engenheiro elétrico chinês Frank Wang decidiu usar sua paixão por helicópteros de controle remoto para criar uma empresa de drones. Batizada como DJI (Dajiang Innovation Technology), a companhia nasceu em um dormitório da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e, nos anos seguintes, se tornou uma das empresas mais poderosas da China. No início, a startup recebeu ajuda financeira de um amigo da família de Frank, que injetou cerca de US$ 90 mil na ideia. Ao longo dos anos, conforme foi se consolidando no mercado, a DJI passou a arrecadar aportes milionários. Os valores investidos na startup foram usados com sabedoria, já que a marca ampliou sua presença pelo mundo (hoje, ela tem operação nas Américas, na Europa e na Ásia) e investiu em novos tipos de drones, com câmeras de qualidade e estabilizadores de vídeo. Modelos como o queridinho Phantom, por exemplo, são amplamente usados por entusiastas e profissionais especializados em áreas como produção cinematográfica, construção civil, inspeção, atendimento emergencial, agricultura e preservação ambiental. Segundo a revista "Forbes", os modelos da DJI já faturaram mais de US$ 2 bilhões. Resultados como esse fizeram de Frank Wang o primeiro bilionário do ramo de drones e elevaram o valor de mercado da empresa para aproximadamente US$ 15 bilhões. Escritório do QuintoAndar, em São Paulo (SP): startup cresceu ao ponto de se tornar um dos unicórnios do Brasil; na foto acima, André Penha e Gabriel Braga, os fundadores da empresa Fotos: Divulgação

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