Locaweb Edição 103

// revista locaweb 61 // história de sucesso / aizomê F undado em março de 2007, o restaurante Aizomê sempre buscou transmitir parte da cultura japonesa para seu público. Comandado pela chef Telma Shiraishi, o estabelecimento serve pratos tradicionais da culinária oriental, porém com um olhar contemporâneo. Para conseguir realizar seu sonho de comandar uma cozinha, Telma mudou radicalmente sua trajetória de vida. Antes de se arriscar profissionalmente nas panelas, ela estudou medicina e ciências moleculares, começou um curso de moda e chegou a trabalhar durante alguns anos em um ateliê. A gastronomia, entretanto, sempre esteve presente em sua vida como uma paixão. Assim, interessada nos pratos e na cultura do Japão, a empreendedora decidiu seguir o caminho à frente do restaurante. A inclinação pelos instintos deu certo. Logo nos primeiros anos, o Aizomê ganhou prêmios como o melhor restaurante japonês de São Paulo. Com o sucesso do endereço, Telma passou a ser chef também da casa do cônsul japonês no Brasil, função que exerceu até este ano. Hoje, a profissional ostenta o título de embaixadora da gastronomia japonesa. “Esse reconhecimento foi dado pelo governo do Japão. A Telma é a única brasileira que detém o título”, conta Marcelo Shiraishi, gestor administrativo do restaurante e marido da chef. Japan House Há alguns anos, o governo japonês lançou um projeto chamado Japan House, com o objetivo de apresentar ao público a cultura do Japão moderno em casas culturais. Atualmente, há três ambientes do gênero no mundo, todos eles capacitados para desenvolver atividades de lazer e interação social. Os estabelecimentos ficam em Londres, na Inglaterra, em Los Angeles, nos EUA, e em São Paulo (SP), na Avenida Paulista. Em 2019, o Aizomê foi escolhido como restaurante oficial da Japan House brasileira. “O espaço é tão importante que classificamos a conquista como um prêmio”, diz Marcelo. Para atingir esse nível de reconhecimento, o Aizomê firmou alguns pilares ao longo de seus 13 anos de história. Entre eles, destaca-se a variedade dos pratos. “O omakasê, um menu degustação, é o principal. A gente altera algo nele todos os dias, para que os clientes sempre tenham uma experiência diferente. Nossa diretriz é a sazonalidade, pois no Japão come-se de acordo com as estações”, explica Marcelo. “Aqui, tentamos fazer algo parecido, buscando os ingredientes mais frescos que encontrarmos no mercado. Recebemos peixes todos os dias e damos preferência aos que são do litoral brasileiro”, conta o gestor. O rigor com a apresentação e o equilíbrio na oferta de opções quentes e frias são outras características importantes que a casa estabeleceu ao longo dos anos. Entregas Apesar de contar com diversos clientes fiéis, os administradores do Aizomê nunca tinham sentido a necessidade de contar com um sistema de entregas de pedidos. A situação mudou drasticamente, porém, por conta da pandemia da covid-19. “Em 18 de março, quando o isolamento social começou, optamos por implementar nosso delivery. Vendemos dois pratos no primeiro dia, mas de um jeito manual, na base do papel mesmo. Foi nesse momento que observamos o quanto seria fundamental criar um sistema de entrega estruturado”, conta Marcelo. Após a indicação de um amigo, o profissional conheceu o serviço do Delivery Direto. Por meio dele, conseguiu estruturar seu sistema de entregas de acordo com o planejamento que tinha traçado. “Foi algo que saiu do zero e que, hoje, já é responsável por boa parte do faturamento do restaurante. Sou muito grato a essa parceria”, conta o gestor. No momento, enquanto não retoma completamente as atividades no restaurante, a equipe do Aizomê investe em melhorias na casa e na implementação de uma rotisserie. Marcelo, entretanto, garante que não deixará o delivery de lado mesmo quando puder operar com a capacidade presencial máxima, já que o sistema deu tão certo que veio para ficar. O delivery saiu do zero por conta do isolamento social e, hoje, o serviço já é responsável por boa parte do faturamento do restaurante '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Marcelo Shiraishi, gestor administrativo do restaurante Aizomê

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