Locaweb Edição 105

30 // feed / a nova era dos games // revista locaweb predeterminado durante os jogos, algumas empresas passaram a investir em estratégias ainda mais ousadas. Recentemente, a Fanta criou um novo mapa para o game Fortnite, um dos maiores fenômenos atuais. A empresa já havia feito uma ação semelhante em 2019 e, com o sucesso da primeira investida, optou por seguir adiante com a campanha. Outro tipo de publicidade que pode ser explorada pelas empresas dentro do universo dos jogos são os kits de personalização desbloqueados mediante algum pagamento. O próprio Fortnite usa essa tática constantemente e gera uma grande movimentação de dinheiro para companhias de diversos setores. Como essas transações são realizadas, normalmente, com cartões de crédito, a Razer, empresa que fabrica periféricos gamers, como teclados e mouses, notou que havia uma demanda por uma carteira digital voltada especificamente para esse fim. Isso deu origem à Razer Gold, ferramenta que possibilita aos usuários adicionar fundos para serem usados na compra de itens dentro dos jogos – ou até mesmo adquirir um game pago. “Nem todos os gamers têm cartão de crédito. Por isso, desenvolvemos uma plataforma alternativa que possibilita o uso de boletos bancários e cartões pré-pagos, cujo crédito é compensado instantaneamente”, conta Dennis Ferreira, diretor da Razer Gold América Latina. Dessa forma, a empresa de periféricos desenvolveu um novo modelo de negócios e ampliou sua presença junto ao público. Streaming e eSports A expansão do mercado de jogos nos últimos anos foi tão grande que deu vida a novas áreas de entretenimento, como o eSports, com torneios, equipes e atletas profissionais de games (veja mais no quadro Torcidas Apaixonadas ). Em 2020, por conta da pandemia de covid-19, cada vez mais pessoas passaram a consumir conteúdos de streaming relacionados a esportes eletrônicos. Assim, plataformas como a Twitch e a Nimo TV ganharam legiões de seguidores que adotaram o hábito de, simplesmente, acompanhar as partidas de seus jogadores favoritos. “Completamos dois anos no Brasil e, nesse período, tivemos um crescimento expressivo. Atualmente, o país representa 60% do público da Nimo TV no mundo, e os cinco streamers mais assistidos em todos os lugares em que a plataforma está presente são brasileiros”, declara Rodrigo Dias, gerente de marca da ferramenta chinesa que atua em locais como Indonésia, Filipinas, Vietnã, Tailândia e México. Esse novo consumo de conteúdo abriu outra possibilidade para ações de marketing de marcas que veem no mercado de jogos um público em potencial. Afinal, é possível patrocinar jogadores e influenciadores de redes sociais ou então fazer campanhas digitais e até mesmo físicas dentro dos eventos esportivos. Para ter retorno com esse tipo de campanha, entretanto, é preciso se planejar com cuidado. “Os consumidores gamers são não só diferenciados e superengajados, mas também exigentes e muito conectados. Não basta simplesmente ‘estar lá’, sem passar uma mensagem verdadeira. É necessário criar uma estratégia que coloque a marca de forma criativa e relevante dentro desse contexto”, explica Rodrigo. Marcelo, CEO da BGS, compartilha do mesmo pensamento e ressalta que as empresas precisam ter identificação com o público. “Não dá para cair de paraquedas nesse mercado. Construir uma história para essas marcas é essencial, porque o gamer é muito exigente e apaixonado. Quem tiver comprometimento Dennis, da Razer: empresa percebeu uma demanda do mercado, criou uma carteira digital para gamers e gerou um novo modelo de negócios Fotos: Divulgação

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