Locaweb Edição 105

// revista locaweb 49 // reportagem / tiktok desafio Muito além do A música “Old Town Road”, do rapper Lil Nas X em parceria com o cantor country Billy Ray Cyrus, marcou história em 2019. Isso porque foi a primeira canção a ficar 19 semanas consecutivas no ranking Hot 100, da Billboard – lista que reúne as faixas mais populares do momento de acordo com reprodução em rádios, números de streams e vendas. Toda essa visibilidade, no entanto, ocorreu graças ao TikTok, rede social chinesa focada em vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos. Nela, o tipo de conteúdo que mais faz sucesso são os chamados challenges (desafios). Como o próprio nome sugere, a ideia desse tipo de conteúdo é criar desafios e engajar toda a comunidade a fim de que os movimentos sejam copiados. Um deles, cuja proposta era transformar os usuários em cowboys e cowgirls – veja uma compilação em http://lwgo.to/1kz – era justamente embalado pela música de Lil Nas X. Por mais inocente que seja, isso fez com que a faixa ganhasse uma visibilidade enorme e mostrasse todo o potencial do TikTok. COMO AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PODEM EXPLORAR O POTENCIAL DO TIKTOK E ATINGIR SEU PÚBLICO-ALVO BIANCA BELLUCCI

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=