Locaweb Edição 105

53 // reportagem / tiktok // revista locaweb A questão da segurança Em meados de agosto de 2020, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou atenção após mostrar preocupação com a segurança do TikTok. Ele tentou proibi-lo em seu país, alegando que o aplicativo coletava dados pessoais dos americanos e os compartilhava com o governo chinês. Isso, porém, não passava de boato. “O TikTok não tem sistemas de recolhimento de dados diferentes dos que são usados por WhatsApp, Instagram, Facebook ou demais redes sociais. A plataforma, como todas as outras, tem acesso às informações pessoais e ao comportamento do usuário. Obviamente, isso ajuda os anunciantes e tudo que esteja relacionado a business na internet”, comenta o especialista em comunicação disruptiva Kim Archetti. Rafaela Furtado, responsável por parcerias estratégicas do TikTok na América Latina, ressalta que a rede tem políticas rigorosas para proteger os usuários. “Os dados estão seguros e não são compartilhados externamente, de acordo com as leis de proteção de dados vigentes em diversos países”, afirma. Para maior segurança, no entanto, as empresas podem seguir práticas saudáveis tanto no TikTok quanto em outras redes sociais. “Dedicar um e-mail apenas para a conta, usar uma senha que não seja a mesma de outros aplicativos e não divulgar dados sensíveis, por exemplo, são cuidados que devem ser tomados”, afirma o consultor de comunicação Matheus Jacob. Só que não adianta produzir um conteúdo legal sem planejá- lo adequadamente. Ter uma frequência preestabelecida, por exemplo, é algo fundamental. “Entendemos que publicar vídeos diariamente é essencial para crescer de forma saudável dentro da plataforma. Os usuários passam a conhecer nossa rotina e voltam todos os dias para procurar novos vídeos. Essa estratégia também nos dá um retorno rápido sobre o que está sendo feito e como o conteúdo pode ser melhorado”, explica Jan. Nível de engajamento A partir do momento em que um vídeo é publicado no TikTok, já dá para mensurar o engajamento dos usuários com ele. O problema é que as métricas ainda são um tanto superficiais se comparadas às de outras redes sociais. “É possível conferir o número de visualizações semanais e mensais do vídeo, a quantidade de compartilhamento e as curtidas por post. Em relação aos seguidores, dá para saber o número total, os países e a média de idade de quem acompanha seu perfil”, aponta Kim. Como esses números iniciais podem ser tímidos, a dica para aumentar a relevância é compartilhar o conteúdo em outras mídias sociais da empresa. “O TikTok facilita a divulgação entre as plataformas, como YouTube e Instagram. Mas, de forma geral, a lista de transmissão do WhatsApp e os grupos do Telegram geram maior alcance”, comenta o especialista em comunicação disruptiva. Ainda vale lembrar que a melhor forma de construir uma audiência é pesquisar o que está fazendo sucesso e, a partir daí, imprimir a personalidade da marca no conteúdo. “O TikTok não exige grandes produções, apenas criatividade e um olhar aguçado sobre o que está sendo feito. A grande dica é experimentar, não ter medo de errar e estar antenado ao que é tendência”, recomenda Jan. De toda maneira, produzir qualquer tipo de vídeo de maneira adequada é algo que sempre exige alguns cuidados. “Pense na tela em formato vertical, tenha uma história para contar (não importa o quão curto seja o conteúdo, ele precisa ter começo, meio e fim) e grave e regrave até obter o resultado esperado. Além disso, use uma trilha sonora com direitos autorais assegurados e que contribua para a ideia”, indica Rafaela. Explorar as hashtags, os desafios e as músicas que estão fazendo sucesso entre a comunidade é outro conselho. “Usamos moderadamente as hashtags – três ou quatro é o ideal – e focamos sempre canções que estão em alta. Isso porque, ao buscarem esse tipo de conteúdo, os usuários acabarão chegando à nossa página”, revela Jan, da ChatClass. Além disso, a plataforma reflete temas que têm relevância cultural no momento. “Por exemplo, se o Dia das Mães estiver próximo, sabemos que muita gente vai estar criando e consumindo conteúdo a respeito desse assunto. Produzir algo relativo a ele, portanto, aumenta a exposição do vídeo”, comenta Rafaela. Kim Archetti, especialista em comunicação disruptiva, ressalta que o alcance orgânico do TikTok é maior que o de outras redes sociais

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