Locaweb Edição 105

// revista locaweb 55 // essencial / imagens no site “É muito comum usar fotos com o nome original dado pela câmera fotográfica ou pelo smartphone, como 'IMG123456. JPG’. Isso, porém, não ajuda nas pesquisas. O ideal é ser o mais descritivo possível. Um site de imóveis, por exemplo, deve renomear as imagens como ‘aluguel-casa-de-praia-guaruja. jpg’ ou algo do tipo”, conta Eduardo Lacorte, sócio-diretor da Ellemento, agência de produção e criação estratégica. Responsividade visual A responsividade visual é outro item a que o empreendedor deve estar atento na hora de orientar o designer a desenvolver ou renovar seu site. Isso porque não basta usar imagens bonitas e que ressaltem a essência e os valores da empresa: elas precisam carregar rapidamente em qualquer dispositivo, sem perder qualidade nem conteúdo. O recomendado é recorrer a fotos e arquivos JPEG entre 72 e 200 DPI. “Esses valores podem variar de acordo com a quantidade de imagens usada na página ou quando se busca maior resolução”, conta Carolina. Cabe ao desenvolvedor estabelecer a melhor equação no sentido de recorrer à maior qualidade possível sem comprometer o carregamento. Durante esse processo, é importante levar em consideração duas regras: nunca sacrificar a mensagem transmitida e não ter receio de vetar o uso de imagens ruins. “Não há padrão para tratar uma foto ou ilustração. O importante é ter bom-senso. De forma geral, deve-se manter equilíbrio entre sombra e luz e evitar a aparência 'opaca' ou 'sem vida'. Nesse sentido, quase todas as imagens, mesmo feitas por profissionais, precisam de algum ajuste”, explica Eduardo. Direitos autorais Além dos fatores técnicos, quem lida com fotos e ilustrações, Manter equilíbrio entre sombra e luz é importante para despertar o interesse do usuário, de acordo com Carolina, da Modifike Eduardo, da Ellemento, ressalta a importância do nome do arquivo, da legenda e das descrições das imagens na indexação pelos buscadores seja no ambiente online, seja no offline, deve zelar sempre pelos direitos autorais das imagens. Mesmo porque desrespeitar isso pode gerar processos e multas salgadas. “Não é permitido usar arquivos encontrados no Google, por exemplo, sem checar na fonte se eles estão liberados para divulgação em sites comerciais. Uma solução é sempre usar imagens adquiridas em bancos específicos. Há boas opções no mercado, sobretudo pagas, como Shutterstock, Getty Images e iStock”, diz o sócio- diretor da Ellemento. Mesmo nesses sites, porém, é importante ficar atento às políticas específicas de cada foto e ilustração. Algumas têm limite de impressão ou tiragem, outras não podem ser usadas digitalmente, e há até as que exigem crédito específico ao fotógrafo. Caso haja dúvida, opte por contratar um profissional para fazer suas próprias imagens e, dessa forma, contar com um conteúdo original – algo que também costuma gerar impacto positivo nas pessoas.

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