Locaweb Edição 106

22 // consultoria // revista locaweb É comum para as lojas virtuais manter seus clientes informados a respeito do andamento dos pedidos por meio de e-mails automáticos. Dentro desse cenário, as plataformas SMTP (Protocolo de Transferência de E-mail Simples) despontam como grandes aliadas dos empreendedores. Isso porque elas funcionam como uma espécie de carteiro, responsável por pegar a mensagem enviada pelo remetente, conferir o nome e o local da entrega e garantir que ela chegue ao destinatário sem nenhum tipo de problema. Beatriz Santiago, product business analyst da Locaweb, fala sobre o recurso e mostra como ele pode ser útil para pequenas e médias empresas. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE SMTP E E-MAILS TRADICIONAIS? Uma plataforma SMTP se diferencia em relação à capacidade de enviar e-mails em grandes volumes. O usuário do SMTP Locaweb, por exemplo, não esbarra em limitações de envios ou destinatários que estão presentes nas caixas de e-mail tradicionais, com o objetivo de evitar a propagação de lixo eletrônico. Além disso, o uso do SMTP assegura alto desempenho e alta velocidade no envio de mensagens eletrônicas e de notificações automatizadas em larga escala. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE MENSAGENS AUTOMÁTICAS USADAS POR PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS? O envio de mensagens transacionais é amplamente usado por e-commerces pequenos e médios. Há muitos exemplos, como os e-mails que notificam a confirmação do pedido, o pagamento, o envio para a transportadora e a emissão da nota fiscal. Outras mensagens comuns são as que confirmam e recuperam senhas, além de notificações e alertas gerais. O ENVIO DE E-MAILS AUTOMÁTICOS AJUDA A MELHORAR O RELACIONAMENTO COMOS CLIENTES? Sem dúvida. Imagine que um cliente precise acessar uma área exclusiva do site e, por alguma razão, tenha esquecido a senha. Dificilmente ele vai estar disposto a esperar, por horas, para conseguir recuperá-la. A falta de agilidade nessas situações pode ser determinante para traçar uma experiência negativa e ferir a imagem da marca. Por isso, é fundamental garantir que a plataforma de SMTP atenda a essas necessidades do negócio, seja confiável, garanta a segurança dos dados enviados para os clientes, tenha velocidade e ofereça alta qualidade de entrega. QUAIS SÃO AS DICAS ESSENCIAIS PARA QUEMDESEJA OTIMIZAR O USO DO SMTP E ALCANÇAR BONS RESULTADOS? Escolha uma boa plataforma. A entrega de qualidade é um fator decisivo para o funcionamento adequado de e-mails transacionais de qualquer tipo. Além disso, acompanhe sempre as métricas, como histórico de envios, taxa de cliques, taxa de abertura e outras informações. Também é possível verificar se algum cliente final não recebeu uma mensagem enviada e o que provocou isso. DESCUBRA POR QUE O SMTP É FUNDAMENTAL PARA OTIMIZAR A COMUNICAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS CHEGOU MENSAGEM! BEATRIZ SANTIAGO PRODUCT BUSINESS ANALYST DA LOCAWEB /beatrizsantiago1

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