Locaweb Edição 106

// revista locaweb Ouvidos atentos A o ser entrevistado como personagem de capa desta edição, Dan Cockerell, consultor e ex-vice-presidente de parques da Walt Disney World, disse algo que me chamou atenção: “Os funcionários e consumidores sabem tudo de que você precisa para ter sucesso. Só é preciso aprender a perguntar para eles o que isso significa”. Dessa maneira, Dan sintetizou um dos grandes problemas que atingem líderes e empreendedores de qualquer setor e tamanho de negócio: não saber ouvir. Para muita gente, escutar o que um cliente ou colaborador tem a dizer significa estabelecer um canal de contato automatizado e fazer reuniões sistemáticas nas quais todos os envolvidos no processo tenham espaço para dar sua opinião. Isso, de fato, é o primeiro passo para criar uma cultura organizacional mais rica. Quem almeja ser diferente e deixar a concorrência para trás, no entanto, deve ir além disso. Quando se trata do consumidor, de nada vale estabelecer meios de atendimento que esbarrem em processos 100% mecânicos. É preciso humanizar o conceito, respeitar as críticas, entender o que as pessoas querem e se adaptar a seus desejos, e não o contrário. Por mais que uma ideia ou metodologia pareça perfeita para você, nem sempre ela se sustenta na prática. Muitas vezes, inclusive, procedimentos mais simples do que se imagina podem ser mais funcionais do que os aplicados sem bons resultados até então. Dar voz a funcionários e colaboradores, por sua vez, pode ser ainda mais complexo. A primeira pergunta que você tem de ser fazer nesse sentido é: estou apenas seguindo a onda de dar-lhes espaço para agradá-los ou realmente estou disposto a ouvi-los? E escutá-los, nesse caso, significa criar ambientes que não sejam inibidores e apontar com sinceridade o que é válido, o que foge da missão corporativa, o que será colocado em prática e, posteriormente, que resultados foram alcançados com aquela medida. Se a participação da equipe não for efetiva, é melhor nem perder tempo fingindo ser legal. Resiliência é algo sério e que está realmente fazendo a diferença nos negócios. Adaptar-se às mudanças da maneira mais rápida possível é o que pode fazer uma empresa, em pouco tempo, fracassar ou ter sucesso. Mas você não precisa pensar em tudo sozinho. Abra os ouvidos, pois, assim, as chances de encontrar boas soluções, em todas as áreas, vão se multiplicar. Boa leitura! #106 // Ano 15 (2021) LIDEREPARAVENCER #106 ANO 15 R$15,90 DANCOCKERELL,EX-VPDOS PARQUESDADISNEY,REVELA OSSEGREDOSPARACRIARUMA CULTURAORGANIZACIONAL CAPAZDETRANSFORMAR EMPRESASDEQUALQUER TAMANHOEMUMAPOTÊNCIA Liderevencer para SAIBACOMOBLINDAR SEUSE-MAILSPARA EVITAROSPRINCIPAIS GOLPESDOMERCADO SISTEMADETELEFONIA PERMITEATENDER CHAMADASDEQUALQUER LUGAREESTREITAR RELAÇÕESCOMCLIENTES USEONOVOSERVIÇO COMOUMMEIODE PAGAMENTOPARA SEUNEGÓCIO SEGURANÇA PABXVIRTUAL PIX LW106.capa.indd 1 15/12/2020 9:12AM Gerente de Marketing da Locaweb: Luis Carlos dos Anjos Coordenação Editorial: Flávio Carneiro Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Diretor Editorial e Jornalista Responsável: Roberto Araújo – MTb.10.766 Editores: Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Revisão: Danny Reis e Jaciara Carneiro Editor de Arte e Capa: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci, Leo Alves, Marcella Blass e Maria Beatriz Vaccari Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Executivos de Negócios: Angela Taddeo, Alessandro Donadio, Elisangela Xavier,  Ligia Caetano, Renato Peron e Roberta Barricelli Desenvolvimento de Pessoal: Tânia Marilia Ribeiro Roriz e Elisangela Tokashiki A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Distribuidor Exclusivo para o Brasil: DINAP Ltda. Distribuidora Nacional de Publicações – Rua Dr. Kenkiti Shimomoto, 1.678 CEP 06045-390 – Osasco (SP) Impressão: AR Fernandez 3 // ao leitor Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb luiscarlosdosanjos

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