Locaweb Edição 106

// revista locaweb @revistalocaweb 34 // capa / transformação digital O bom empreendedor costuma compreender que os negócios estão sempre em movimento. Quem segue a mesma fórmula por muito tempo, sem pensar nas mudanças do mercado e nas novas necessidades dos consumidores, tende a ficar para trás diante da concorrência. A chegada da pandemia, por exemplo, exigiu que empresas de diferentes portes e áreas de atuação se adequassem rapidamente a novas realidades. Restaurantes que ofereciam experiências exclusivamente presenciais, por exemplo, tiveram de apostar em delivery e criar soluções para levar seus pratos à casa dos clientes. “Em alguns momentos da história da humanidade, transformações gigantescas acabaram com ecossistemas de negócios inteiros”, conta Martha Gabriel, especialista em transformação digital e autora dos best-sellers “Você, Eu e os Robôs”, “Marketing na Era Digital” e “Educ@r: a (r)evolução digital na educação”. “Quando uma grande mudança acontece, não adianta seguir fazendo a mesma coisa ou tentar melhorar só um pouquinho”, completa. É preciso ir além. O fato é que transformar um modelo de negócios e adaptá-lo à realidade do momento é algo trabalhoso, mas necessário. A boa notícia é que existe uma série de conceitos para deixar o processo mais simples e Negócios em movimento COMO INOVAR, IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DE MERCADO E SE PREPARAR PARA O FUTURO Inovar, muitas vezes, consiste em simplificar algo que já existe, segundo Gustavo, da Sambatech

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=