Locaweb Edição 106

41 // reportagem / transformação digital // revista locaweb Aliado à ótima recepção do público, o modelo de negócios emplacou, e a empresa começou a crescer a passos largos. Atualmente, a KondZilla é uma companhia multiplataforma, especializada em produções musicais e audiovisuais para o público jovem que mora em favelas. Ela também atua em vertentes como licenciamento e gestão de músicas, agenciamento de artistas e publicidade, e tem até um portal de notícias. É importante destacar que a empresa soube aproveitar muito bem as novas oportunidades e tendências de mercado. “Em 2016, por exemplo, a gente tomou uma decisão de não colocar palavrões nem representações de armas e não objetificar o corpo das mulheres nas músicas. Isso nos impulsionou dentro do YouTube. À época, tínhamos 6 milhões de inscritos no canal e, a partir dessa iniciativa, o número saltou para 22 milhões”, destaca. De quebra, a estratégia foi a chave para ampliar ainda mais o alcance do funk, que passou a ser consumido muito além da periferia das grandes cidades. Erros são oportunidades Alguns dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro e internacional reforçam a importância de errar e de aprender com experiências negativas. Essa estratégia é um ponto em comum das trajetórias de diversas companhias de sucesso, incluindo a Locaweb. Gilberto Mautner e Claudio Gora, fundadores da empresa, começaram sua empreitada com um portal B2B focado na indústria têxtil. Aos poucos, eles perceberam que a ideia não daria certo e decidiram trabalhar com hospedagem de sites. O erro inicial impulsionou a criação de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil. Os obstáculos que apareceram ao longo do tempo, como a necessidade de construir um data center próprio, também foram oportunidades essenciais para o sucesso do negócio, que hoje tem até ações na bolsa de valores. “Às vezes, uma dificuldade catapulta uma empresa para outro patamar”, comenta Gilberto. Claudio, por sua vez, destaca alguns aprendizados que foram essenciais para o sucesso da companhia. “Primeiro, escute o cliente. Sempre participamos de feiras e eventos para estarmos próximos do público. É ele que vai te direcionar para seguir em frente ou mudar o rumo”, destaca. Ele também reforça outras necessidades importantes, como saber liderar, definir um propósito, estar preparado para crises (pois elas virão) e – é claro – sonhar muito grande. Essa é a essência da transformação que pode levar seu negócio rumo ao sucesso. Entenda as regras do jogo Fundador da empresa O Primo Rico, que concentra alguns dos maiores canais digitais sobre investimentos do mundo, Thiago Nigro temmuitas lições para compartilhar com empresários e pessoas que sonham em empreender. Para ele, um dos primeiros passos para o sucesso é conhecer, entender e respeitar as regras do jogo. O especialista recomenda seguir alguns princípios filosóficos, como os relacionados ao mundo dos negócios, que incluem evitar fatores como ganância, preguiça, tolice e imediatismo. “Quando o assunto é a busca pelo sucesso, o ideal é saber identificar a direção certa, ter escala e contar com bons colaboradores. Além disso, é necessário cultivar o ‘princípio de ouro’: a sensatez”, afirma Thiago. Essas recomendações devem ser combinadas com diversos princípios técnicos. Entre eles, cuidados com as finanças pessoais, com os investimentos (apostar em diversificação, longo prazo e constância) e com os negócios (foco em equidade e bons processos). É o público que direciona se você deve seguir em frente ou mudar o rumo do negócio, indica Claudio Gora, da Locaweb Thiago, de O Primo Rico, ressalta a importância de ser sensato e contar com bons colaboradores Fotos: Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=