Locaweb Edição 106

61 // case / vivara // revista locaweb O grupo Vivara é um dos maiores do ramo de joias no Brasil. Fundado em 1962, o conglomerado é responsável por mais de 180 lojas e 54 quiosques espalhados pelo País. De quebra, a marca atua com força no e-commerce, em que opera desde 2012, e conta, hoje, com mais de 5 mil itens disponíveis para venda. Um dos motivos que transformou a joalheria em referência no segmento é a filosofia de entregar ao cliente uma experiência diferenciada em todos os pontos de atuação. “Para conseguir isso, buscamos cada vez mais entender as motivações e necessidades do público. Nosso propósito é tornar cada história em algo único e especial para o consumidor”, conta Paulo Camêllo, executivo de negócios digitais da Vivara. Depois de implementar esse conceito nas lojas físicas, a empresa decidiu desenvolver condições semelhantes no ambiente online. “O digital tem cada vez mais representatividade, e com a Vivara não é diferente. Com o crescimento em vendas do e-commerce, percebemos que era preciso explorar mais o portfólio de produtos para aumentar não apenas o faturamento, mas também a visibilidade dos itens que não tinham tanto fluxo de visitas”, explica Paulo. Após analisar as possibilidades tecnológicas disponíveis no mercado, a companhia optou por trabalhar, a partir de 2019, com a solução Behavior Targeting (BTG), desenvolvida pela All iN, empresa do grupo Locaweb. Trata-se de uma ferramenta de automação de marketing capaz de captar dados de comportamento do usuário que está no site e, por meio de réguas automatizadas, oferecer produtos de maneira mais assertiva para o cliente. Behavior Targeting De acordo com Paulo, a implementação do Behavior Targeting (BTG) exigiu um processo de maturação da companhia, já que foi preciso estudar os comportamentos dos usuários durante um período para, então, adicionar as réguas de direcionamento. “Como a ferramenta usa e-mails para enviar as ofertas, é preciso que haja uma etapa de aquecimento para garantir que a entrega das peças não seja comprometida. Afinal, não adianta ter toda essa tecnologia à disposição e enviar mensagens que caiam na caixa de spam”, afirma o executivo. Nessa primeira fase do processo, mais do que captar os perfis dos consumidores enquanto eles navegam pelo site, é preciso estabelecer um contato personalizado com os clientes, da maneira mais escalável possível. “É aí que mora um dos segredos da tecnologia, uma vez que a comunicação, mesmo feita em massa, pode ser customizada para cada cliente”, diz Paulo. A partir do momento em que o sistema se estabeleceu com robustez, a Vivara começou a colher frutos, sobretudo, durante o lançamento de novos produtos. “Nosso portfólio é amplo, uma vez que envolve joias, relógios e itens com garantia vitalícia. Por isso, há sempre novidades. Com o Behavior Targeting (BTG), conseguimos aumentar a exposição e a conversão de vendas ao oferecer os produtos certos no tempo correto”, afirma Paulo. “O processo dá resultado porque não se limita a explorar os itens visitados anteriormente pelo cliente. Mais do que isso, ele envolve tudo que possa interessar ao usuário, a partir de critérios como faixa de preço e compras que chamaram atenção de outras pessoas”, conclui. Depois de mais de um ano de uso do Behavior Targeting (BTG), a Vivara conta hoje com diversas réguas ativadas na plataforma. Por meio delas, a empresa mantém contato frequente com o público e pode perceber que a oferta de produtos na internet deve ir muito além das datas marcadas pelo alto consumo, como Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Pais. Todos os dias, sem exceção, é possível converter vendas pela internet, desde que se saiba exatamente com quem se está falando. Conseguimos aumentar a exposição de itens e a conversão de vendas ao oferecer os produtos certos no tempo correto '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Paulo Camêllo, executivo de negócios digitais da Vivara

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