Locaweb Edição 107

31 // feed / diversidade // revista locaweb origens, gênero ou orientação sexual não influenciam o sucesso de uma carreira. Engajamento geral Quando se pensa em representatividade e inclusão no mundo corporativo, o foco vira-se diretamente para o departamento de Recursos Humanos (RH) das empresas. A área, de fato, é parte fundamental no processo de criação de ambientes com maior diversidade, mas é preciso ter em mente que a contratação de pessoas é apenas o ponto de partida dessa jornada. De acordo com Beatriz, é fundamental olhar para a cadeia de valor por completo, desmembrando a diversidade para toda a rede de relacionamento, incluindo clientes, parceiros e fornecedores. “A motivação deve vir da razão por que você quer fazer isso. Diversidade é um valor, uma escolha, e depende do engajamento geral para estar refletida em todos os espaços da empresa”, explica a professora. A mudança começa com a identificação do problema e a partida para a ação. O ano de 2020 foi histórico em relação à discussão de raça, e quem não se conectar com isso vai ficar para trás. “O que você irá fazer se um de seus fornecedores for racista, por exemplo? É importante ir além do escritório, mudar os estereótipos na prática e mostrar que essa mentalidade está errada”, afirma Amanda. Simony tem a mesma opinião. “Não existe transformação de cultura se os colaboradores não estiverem engajados. É preciso trabalhar a sensibilização e compartilhar conhecimento para contribuir para a desconstrução das pessoas”, aponta a gerente da Locaweb. Nesse processo, é primordial ainda que a liderança das empresas esteja à frente das discussões do tema e que assuma o protagonismo da mudança em seus times. Performance e inovação As empresas que abraçam a diversidade tendem a sair à frente da concorrência em vários aspectos. Além disso, promovem ambientes de trabalho mais saudáveis e propícios à retenção de talentos, aumentando a probabilidade de alcançar resultados financeiros superiores. Todos esses pontos foram provados no estudo "Diversity Matters: América Latina", da McKinsey & Company, sobre diversidade corporativa. Segundo Beatriz, da FAE Business School, equipes diversas também estão diretamente relacionadas à maior produtividade. “A lógica é superbásica: times formados por pessoas iguais terão as mesmas bases, os mesmos referenciais e formações”, explica. Por mais que grupos com visões distintas possam gerar conflitos num primeiro momento, no longo prazo eles tendem a alcançar desempenho superior, justamente pelo acúmulo de bagagens diferentes. Diante de tanto potencial, quando se pensa em negócios, a diversidade precisa ser vista como uma solução para o gap de talentos. “As novas gerações não querem estar em ambientes que não tenham representatividade e inclusão. Esses valores já pesam muito na decisão dos candidatos, e as companhias que não olharem para o assunto terão dificuldades em reter bons profissionais”, garante Beatriz. Em momentos como este, as empresas ainda devem refletir sobre como a diversidade é vital para atravessar períodos de adversidade e de quais maneiras ela pode ser importante para aumentar a rentabilidade. É essencial, porém, não se esquecer do objetivo principal. Apesar de ser vantajoso em termos de negócio, o tema deve ser motivado pela ideia de espaços acolhedores, inclusivos e que permitam oportunidades iguais para todos e todas. Em prol da diversidade A Locaweb é uma das empresas que têm trabalhado para aumentar a diversidade no ambiente corporativo. Em 2019, a companhia lançou o Comitê de Inclusão & Diversidade para promover treinamento, rodas de conversa e outras ações de conscientização do público interno. Hoje, a companhia tem os grupos de afinidade Mulheres, Cultura & Origem, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e Gerações, com 15 pessoas como líderes e mais de 60 como aliadas ou embaixadoras. Entre as principais ações que a empresa promove estão o treinamento sobre vieses inconscientes, meetups sobre cada uma das frentes de inclusão e diversidade e a adição do tema como um dos princípios do Código de Ética da companhia. “Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer até sermos de fato totalmente inclusivos e diversos, mas continuamos com os esforços constantes para adaptar nossa cultura, capacitar nossos colaboradores e atrair mais talentos”, diz Simony Fernanda, gerente geral de Gente & Gestão da Locaweb. Beatriz, da FAE Business School, destaca a baixa proporção de mulheres e negros empregados em relação à parcela da população que eles representam

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