Locaweb Edição 107

33 // capa / escalada de sucesso // revista locaweb E mpresas que começam pequenas e acabam fazendo grande sucesso não são exceções. A Nike, por exemplo, tem uma trajetória famosa nesse sentido, na qual o fundador Phil Knight iniciou o negócio vendendo tênis japoneses no porta-malas de seu carro. O mesmo vale para gigantes da informática, como Amazon e Microsoft, companhias cuja operação surgiu nas garagens de seus fundadores. Não é necessário olhar para outros países, porém, para encontrar histórias semelhantes. O Brasil tem bons exemplos do gênero, a exemplo da Locaweb, que surgiu na sala de casa dos fundadores e primos Claudio Gora e Gilberto Mautner. A Cacau Show, de Alê Costa, nasceu praticamente no susto, uma vez que seu fundador começou os negócios sem sequer saber lidar com chocolates, o carro-chefe do negócio. Já a XP Investimentos, de Guilherme Benchimol, atualmente o nono maior IPO do mundo, foi criada em um escritório de apenas 25m² em Porto Alegre (RS). Ao analisar as histórias das empresas que começam pequenas e se tornam potências, é comum se deparar com trajetórias parecidas. Além de ter ideias pioneiras e vencer as dificuldades com boas doses de criatividade e ousadia, a maioria delas se mantém fiel ao DNA que conquistou seus primeiros clientes. E isso ocorre independentemente do setor de atuação. Nesta reportagem, seis empresas de renome no mercado brasileiro relembram seu início, dão dicas para empreendedores de primeira viagem e apontam o que fez com que elas saíssem da garagem – ou da sala de casa, da incubadora da faculdade... Bons exemplos não faltam para se inspirar.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=