Locaweb Edição 107

47 // reportagem / ia e big data // revista locaweb offline”, comenta Gustavo Pisani, head of innovation & digital da FCamara, grupo especializado em transformação cultural, digital e cognitiva. Tempo e dinheiro Atrair clientes pode ser um processo caro, que exige tempo, investimento em relacionamento, marketing e até a adoção de equipes compostas por funcionários especializados. Recursos de inteligência artificial e big data podem ajudar a otimizar as etapas e reduzir os custos desse processo. Tiago Sanches da Silva, professor de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, reforça um ponto muito positivo dessa iniciativa. “Tendo uma base já existente de clientes, é possível usar inteligência artificial para segmentar e entender o público-alvo da empresa. Com isso, fica mais fácil direcionar esforços e budget de marketing de uma forma mais eficiente”, diz. Para conseguir uma sustentação robusta de consumidores, a dica é incentivar que os usuários (mesmo os que ainda não completaram uma compra no site) se cadastrem na página de alguma forma. A partir daí, a empresa pode continuar uma conversa com o público por meio de push, WhatsApp, telefone e outros meios de comunicação, conforme preferir. Ricardo ressalta que é fundamental para um pequeno negócio não depender exclusivamente de publicidade paga e buscar outros caminhos. “Quando você tem uma base de pessoas cadastradas, é possível se comunicar com elas de uma forma muito mais eficiente do que fazendo propaganda. Mesclar estratégias é muito importante”, finaliza. (As tecnologias) ajudam a colocar o cliente em primeiro lugar e criar uma experiência mais pessoal na loja, seja ela online, seja offline '' Gustavo Pisani , head of innovation & digital da FCamara

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