Locaweb Edição 107

// revista locaweb 61 // case / feraweb O ano 2000 chegou com grandes expectativas. Enquanto o mundo comemorava a virada do milênio, a tecnologia vivia momentos de terror com o medo de um bug computacional que poderia provocar um colapso no universo digital durante o Réveillon – mas que, no fim, atingiu apenas uma pequena parcela das empresas. Como o cenário de terra arrasada ficou para a ficção e os profissionais de TI respiraram aliviados, muitos empreendedores enxergaram nesse contexto histórico a oportunidade de crescer junto com a internet, que se firmava como um ambiente robusto e se popularizava cada vez mais. É o caso de Marcelo Kume, que fundou em 2000 a desenvolvedora de softwares Feraweb. “Iniciamos atendendo clientes que precisavam de um site ou uma loja virtual. Aos poucos, crescemos e começamos a fornecer soluções Software as a Service (SaaS), atuando com empresas dos mais variados segmentos, no Brasil e no exterior”, conta o atual CEO da empresa. “De lá para cá, acompanhamos sempre de perto a evolução do mercado digital e adquirimos know-how para desenvolver projetos inovadores e disruptivos, algo fundamental hoje em dia”, orgulha-se. Em 2001, quando a empresa ainda engatinhava, Marcelo passou a ser cliente da Locaweb. Hoje, conta com a parceria da empresa em serviços como hospedagem, VPS e cloud dedicado. “Essas ferramentas são fundamentais para oferecermos aos nossos clientes e startups soluções robustas, seguras e com escalabilidade”, diz Marcelo. Investimento em startups De olho no desenvolvimento digital ao longo das últimas décadas, Marcelo decidiu, em 2014, investir no segmento de startups. “Naquele ano, começamos a desenvolver projetos e, no final de 2016, lançamos nosso primeiro negócio do gênero”, conta o empreendedor. Trata-se da plataforma Inspirador – Filtro de Ideias, que oferecia buscas segmentadas para agências de publicidade e marketing. “À época, inscrevemos o serviço em três concursos de startups e fomos finalistas em dois deles. Também fomos selecionados para participar do Sebrae Traction, no qual tivemos mentoria por um período de seis meses”, afirma o CEO da Feraweb. Apesar de chamar atenção do mercado, o Inspirador – Filtro de Ideias permaneceu ativo por apenas três anos. A escalabilidade lenta e custosa, segundo Marcelo, fez com que o projeto não conquistasse o sucesso esperado. O revés com a primeira empreitada da Feraweb no segmento de startups não desanimou o empresário. Pelo contrário: ao ganhar experiência com os desafios que surgiram pelo caminho, ele seguiu desenvolvendo novas soluções. “Atualmente, fornecemos tecnologia para sete startups que integram nosso grupo. Todas elas têm modelos de negócios inovadores que focam necessidades do mercado”, afirma Marcelo. Entre as soluções estão a YouMarked, rede social que promete contribuir para geração de renda; Doctarget, plataforma que usa inteligência artificial para o agendamento de consultas e exames; AlltoPeças, marketplace para o mercado de reposição automotiva; e Waselog, ecossistema logístico com foco no segmento de seguros. Em breve, a Feraweb pretende lançar mais uma ferramenta. “A pandemia da covid-19 mudou a vida de boa parte da população. Muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram redução na renda. Com isso, pretendemos lançar, ainda neste ano, o Finpli. Trata-se de um aplicativo que vai ajudar o público a realizar negócios à base de troca”, finaliza o empreendedor. Atualmente, sete startups integram nosso grupo. Todas elas têm modelos de negócios inovadores que focam necessidades do mercado '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Marcelo Kume, Fundador e CEO da Feraweb

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=