Locaweb Edição 108

41 // reportagem / empreendimento em família // revista locaweb O s empreendimentos familiares dos mais variados portes formam a base da economia em todo o planeta. Apesar da ausência de dados atualizados sobre o assunto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Sebrae estimam que eles representam cerca de 90% dos negócios brasileiros – 52% entre as PMEs. No mundo, esse número gira em torno de 80%. Apesar disso, as empresas do gênero contam com problemas sérios: cerca de 70% fecham as portas quando são assumidas pelos filhos dos fundadores e apenas 5% sobrevivem até a terceira geração da família. Há quem diga que profissionalizar os negócios e separar fatores pessoais dos profissionais é a chave para prosperar com empreendimentos familiares e fugir dessas temidas estatísticas. O fato, porém, é que esses fatores até são relevantes, mas não necessariamente uma fórmula mágica de sucesso. Para trilhar uma jornada mais assertiva, é preciso ir além de conceitos pasteurizados e estudar o mercado, seguir conselhos de especialistas e buscar inspiração em acertos de empreendedores que tiveram bons resultados ao lado de pais, irmãos, esposos, primos, tios e filhos. CONDUZIR UM NEGÓCIO ENTRE FAMILIARES É ALGO COMUM E REPLETO DE PECULIARIDADES. HÁ DIVERSOS CUIDADOS A SEREM TOMADOS, MAS MUITAS VANTAGENS PARA APROVEITAR. VEJA QUAIS SÃO ELAS E COMO AMPLIAR SUAS CHANCES DE SUCESSO MARIA BEATRIZ VACCARI

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