Locaweb Edição 108

50 // reportagem / cursos online // revista locaweb @revistalocaweb Se você tem um conhecimento raro, relevante e de qualidade, pode ter certeza de que há gente disposta a pagar por ele '' Pedro Filizzola , CMO da plataforma Sambatech Quando o especialista diz “professor”, é válido ressaltar que ele não está necessariamente se referindo a um educador. Hoje, não é crucial ser gabaritado para dar aulas. As plataformas digitais permitiram que qualquer pessoa com domínio sobre determinado assunto possa explorá-lo em um curso online. É o caso de muitos empreendedores, inclusive pequenos. Pessoas dos mais variados ramos do mercado têm aproveitado a oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências, ajudar interessados ao redor do Brasil e ainda gerar renda com isso – fator essencial em tempos de crise. O melhor de tudo é que a fórmula para ter sucesso nesse contexto está ao alcance de todos: basta planejar o curso do início ao fim e usar recursos tecnológicos simples para disseminá-lo. Bê-á-bá do conteúdo O primeiro passo para desenvolver um curso online é pensar na temática. A dica para acertar na escolha é encontrar um assunto que você, como empreendedor, domine e para o qual as pessoas o procurem quando precisam de ajuda. “Os alunos vão adquirir cursos que agreguem valor a seus objetivos. Se você tem um conhecimento raro, relevante e de qualidade, pode ter certeza de que há gente disposta a pagar por ele”, diz Pedro Filizzola, CMO da plataforma Sambatech. A empresária Lu Miyashiro, por exemplo, conquista alunos com aulas online que ensinam a preparar pipocas gourmet. Seu diferencial está nos sabores inusitados, como a Mexicana, que tem nachos levemente picantes e tomate seco, ou, então, a Nana Brasileiríssima, que leva banana, bacon e torresmo. “Como fui precursora nas combinações, tenho a honra de oferecer o curso e atrair muitos interessados”, comenta. O conteúdo das aulas da Lu, que foi adaptado para o universo digital durante a pandemia, vai além de ensinar receitas. A especialista explica desde os utensílios domésticos que devem ser usados até o papel de cada ingrediente dentro da combinação. Há, ainda, um vídeo que a mostra cometendo o mesmo erro que muitos alunos enfrentam ao fazer o doce pela primeira vez – e como consertá-lo, claro. Esse cuidado com a qualidade do material é outro fator superimportante na hora de montar aulas online. Como os alunos não estarão face a face, o conteúdo torna- se o grande responsável por gerar confiança. “Por meio do material, os consumidores têm que enxergar o empreendedor como alguém com quem podem contar, como uma pessoa que pode e quer ajudá- los de forma transparente”, indica Alexandre. Para Leandro Dias, fundador da Middas Cachaça e idealizador dos cursos online Mestre dos Destilados e Lucrando com Bebidas, o conteúdo também deve ter a linguagem do público- alvo. “As pessoas vão virar fãs e

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=