Locaweb Edição 108

54 // essencial / fontes // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR A tipografia está presente em todos os sites corporativos. Qualquer conteúdo que tenha um texto, um logotipo ou um slogan necessita de um estilo (formato) de fonte aplicado. E, por mais que pareça algo simples, escolher o modelo ideal exige um bom planejamento prévio para que o resultado seja funcional para a empresa e para o cliente. Principalmente porque a fonte, assim como o design das páginas, é responsável direta por transmitir a personalidade da marca e estabelecer uma comunicação mais estreita com o público-alvo. “É a vertente tipográfica que dá voz ao projeto e faz com que companhias e pessoas estabeleçam uma relação”, explica o designer gráfico Marcos Imoto. De acordo com o especialista, antes de definir o estilo ideal para seu site, é preciso pensar na mensagem que deseja transmitir para os consumidores. “Deve-se ter em mente qual é o objetivo da marca: passar uma ideia de força ou de leveza, por exemplo. Isso tem tudo a ver com o perfil do produto ou serviço prestado e do público-alvo. Se ele for de uma idade mais elevada, por exemplo, é interessante usar letras mais clássicas. Os mais jovens, por sua vez, costumam se interessar por formatos estilizados”, diz Marcos. De forma geral, três estilos de fontes são usados na maioria dos sites. “Existem as básicas, com formato simples e de fácil leitura, como Segoe UI, Roboto e Helvetica. Há as fontes com serifa, que são modelos com detalhes na base da letra que criam uma linha imaginária que facilita a leitura, como Antic, Arapey e Afta Serif. E ainda tem as fontes cursivas ou manuscritas, que simulam a escrita à mão. Alguns exemplos são Aguafina Script, Alex Brush e Arizona”, conta Marcos. Com toda essas opções disponíveis, a dica para não errar é pensar em algumas características, antes de bater o martelo. “Na internet, eu sempre recomendo usar fontes simples, que se adaptem bem ao brilho da tela e A fonte é responsável direta por transmitir a personalidade da marca e estabelecer uma comunicação mais estreita com o público-alvo ssencia FIQUE DE OLHO LEVE SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO O PÚBLICO-ALVO DO PROJETO GRÁFICO. ESCOLHA UMA FONTE QUE SEJA ADEQUADA À PLATAFORMA QUE IRÁ USAR , SEJA ELA IMPRESSA, SEJA DIGITAL OU A SUPERFÍCIE DE UM PRODUTO. A TIPOGRAFIA DEVE SER CONDIZENTE COM A PERSONALIDADE DA EMPRESA OU DO PROJETO. MENOS É MAIS, ENTÃO EVITE ESTILOS MUITO REBUSCADOS E DE DIFÍCIL LEITURA. A EXPERIÊNCIA AGRADÁVEL DE LEITURA DEVE SER TÃO RELEVANTE QUANTO A ESTÉTICA DA FONTE. VITAL PARA QUALQUER PROJETO GRÁFICO DE SITE OU APLICATIVO, TIPOGRAFIA EXIGE PLANEJAMENTO PARA QUE CADA ETAPA DO TRABALHO SEJA VALORIZADA LEO ALVES O poder da fonte

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=