Locaweb Edição 108

61 // case / lojinha da lívia // revista locaweb O Carnaval de 2017 ficou eternizado na vida de Lívia Vasconcellos. Aos 18 anos, a então estudante de direito aproveitou o feriado para fazer uma viagem com a família para os Estados Unidos. O que ela não sabia é que os dias de lazer viriam a se transformar no pontapé inicial de sua trajetória como empreendedora, o que alterou completamente – e para melhor – seus planos futuros. Pouco antes das férias, o pai de Lívia vendeu uma chácara e resolveu depositar US$ 1 mil na conta dela e o mesmo montante, na de seu irmão. “Ele disse que a gente poderia comprar o que quisesse, desde que devolvêsse o valor depois”, conta a empreendedora. Ou seja: era uma técnica para desenvolver o espírito empreendedor em ambos. Enquanto o irmão optou por investir em roupas, ela decidiu comprar produtos de papelaria nos EUA. “Eu sempre fui apaixonada por isso. Já tinha viajado algumas vezes para o exterior e tinha, na época, um perfil de estudos no Instagram. E, sempre que eu mostrava um material novo, alguém perguntava sobre eles e onde eu tinha comprado”, relembra. Por conta da curiosidade de seus seguidores, Lívia decidiu se dedicar a comprar produtos no exterior e, na volta, vendê-los pela internet. Foi assim que surgiu a Lojinha da Lívia, site de papelaria que se tornou não apenas sua principal fonte de renda, mas também a de toda a família. Início da loja Para a surpresa de Lívia, todos os produtos adquiridos nos EUA foram vendidos logo que ela colocou a loja no ar. Havia, porém, um desafio pela frente: como entregá-los aos clientes. “Percebi que não sabia como enviar os itens. A verdade é que eu não tinha o básico para sustentar uma loja online. Meus pais ficaram surpresos com as vendas, pois não imaginavam estar diante de um grande negócio”, diz Lívia. “Decidimos investir no modelo, viramos sócios e começamos a profissionalizar toda a operação, inclusive a compra de produtos. Criamos a empresa, contratamos um contador e começamos para valer.” Após mais de um ano de trabalho intenso, a empreendedora decidiu abandonar o curso de direito para se dedicar integralmente à loja. “Deixei a faculdade no fim de 2018. Percebi que não me identificava. À época, a papelaria já estava bem, mas ainda não tinha explodido em vendas”, conta. “Então fiz cursos e entrei em uma faculdade de marketing. Com o conhecimento adquirido, a loja começou a crescer, passei a fazer vídeos no YouTube e usar Instagram e Pinterest, além de apostar mais em anúncios”, acrescenta. Aos poucos, Lívia sentiu a necessidade de usar uma plataforma mais robusta para sua papelaria online. Foi assim que, em 2019, ela passou a adotar os serviços da Tray. Desde então, seu crescimento foi superior aos 1.000%. Novos negócios O sucesso fez a empreendedora expandir seus negócios. Atualmente, além de gerir a papelaria, ela ministra um curso online para quem deseja abrir seu próprio e-commerce. “Trabalho de acordo com as turmas. Há mais de 60 aulas sobre como abrir uma loja virtual, muitas delas voltadas para quem não tem qualquer conhecimento a respeito do assunto”, explica. A atual sede da empresa também ficou pequena, e a Lojinha da Lívia está mudando para um espaço maior. Uma loja física também está nos planos da empresária, bem como lançar uma marca própria de produtos. E assim, o que começou como uma aventura no meio das férias estruturou-se ao longo dos anos e transformou-se em uma empresa consolidada. E tem gente que ainda diz que amor de Carnaval não vai para a frente. Ao adquirir conhecimento em marketing, passei a fazer vídeos no YouTube e usar Instagram e Pinterest, além de apostar mais em anúncios '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Lívia Vasconcellos, fundadora da Lojinha da Lívia

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