Locaweb Edição 109

52 // reportagem / gamificação // revista locaweb @revistalocaweb Gamificados As maiores dificuldades em engajar os colaboradores ocorrem durante os treinamentos corporativos – em especial quando as equipes são numerosas. Com funcionários em unidades no Maranhão, Pará e Piauí, o varejista Grupo Mateus viu na gamificação uma ferramenta essencial para ampliar o alcance dos conhecimentos a respeito de processos, normas e fluxos de todos os setores da empresa, na intenção de formar líderes competentes para seu projeto de expansão. Após apostar em diversos formatos tradicionais, como aulas presenciais, comunicados e workshops, a companhia usou a gamificação para posicionar seus funcionários simultaneamente na mesma dinâmica em prol de um objetivo. “Acreditamos que essa metodologia gera um espírito de competição saudável e possibilita que os treinamentos se tornem mais atraentes. Vejo que isso ocorre graças a estímulos como pontos, ranking e bônus”, conta Junior Mateus, diretor de inovação e tecnologia do Grupo Mateus. Um dos grandes pontos positivos da gamificação para a rede varejista foi a possibilidade de alcançar mais de 30 mil colaboradores com alto poder de engajamento e com treinamento padronizado em todas as unidades. “Conseguimos ampliar o conhecimento técnico de várias áreas, reduzindo custos de logística com treinamentos presenciais”, diz Junior. A Sovos, plataforma de digitalização de impostos, também tinha nas mãos uma questão envolvendo um grande número de colaboradores. Em 2020, após adquirir uma empresa durante a pandemia, ela ampliou o quadro de funcionários em um contexto de isolamento social e trabalho remoto. Como solução para tornar o processo mais efetivo, foi criado um game 100% digital para unir as equipes, gerar um ambiente colaborativo e aproximar os A identificação com a jornada A gamificação traz a dinâmica e a emoção dos jogos para o dia a dia do ambiente corporativo. Entretanto, é de extrema importância que essa experiência não seja aplicada “ao pé da letra”. Adir Filho, head de gamificação da Play2sell, destaca que uma das palavras fundamentais no uso da metodologia é a empatia. Dessa forma, é crucial que as dinâmicas não coloquem um colaborador contra o outro. O ideal é manter o time consciente e engajado em realizações com foco em um propósito comum, com o mesmo “inimigo” para todos. “As pessoas precisam reconhecer a si e sua importância dentro de um grupo. Aproveite essa oportunidade para trabalhar a cultura da empresa e a sensação de pertencimento enquanto encaminha o time para o seu objetivo”, recomenda Adir. times, tudo com a intenção de melhorar o clima organizacional, gerar novas ideias e aumentar a satisfação geral. “Com duração de cinco dias, o game propunha tarefas diárias que envolviam não apenas questões profissionais, mas também bem-estar e lazer dos funcionários”, explica Douglas Sztochryn, diretor de desenvolvimento de produtos da Sovos. O profissional conta que os colaboradores foram divididos em equipes para cumprir missões diárias, como tirar uma selfie, se exercitar e participar de um happy hour virtual, para ganhar pontos. “Ao final da semana, a equipe que mais pontuou foi anunciada como vencedora e ganhou moedas virtuais para trocar por prêmios.” De acordo com Douglas, os resultados foram animadores e mostraram muito envolvimento e colaboração entre os profissionais e suas respectivas áreas. “Com o projeto de gamificação, conseguimos nos superar. Fomos além da proposta inicial e atingimos Para Junior, do Grupo Mateus, os treinamentos ficammais atraentes quando usam técnicas de gamificação

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