Locaweb Edição 110

35 // capa / ecossistema do e-commerce // revista locaweb T odo modelo de negócios é composto por um ecossistema. Ele é formado por uma lista de fatores essenciais para o desenvolvimento, o funcionamento, a manutenção e o crescimento de uma empresa. As lojas virtuais, por exemplo, contam com uma estrutura ampla, que em muito difere de um negócio físico. Quem já trabalha com isso ou pretende criar um e-commerce invariavelmente se depara com uma série de etapas evolutivas, que vão desde a escolha de plataformas de gestão e desenvolvimento até a implementação de estratégias de logística e planejamento de marketing. A principal missão de quem deseja ter uma loja online sólida e próspera é achar um ponto de equilíbrio entre todos os tópicos do ecossistema e traçar um planejamento estratégico para que as integrações aconteçam no tempo adequado, de acordo com o setor, o tamanho do negócio e, acima de tudo, o público-alvo. Ao entender como cada etapa funciona e encontrar boas formas de operação, é possível criar um padrão de excelência para alcançar o sucesso e se destacar no mercado.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=