Locaweb Edição 110

45 // capa / ecossistema do e-commerce // revista locaweb A ssim como qualquer outro tipo de negócio, as lojas virtuais precisam ser administradas com eficiência. “Elas demandam gestão em diferentes áreas, como financeiro, marketing e recursos humanos”, afirma Silmara Souza, consultora de negócios do Sebrae-SP. Por isso, é importante que os empreendedores apostem em boas ferramentas administrativas, e a boa notícia é que muitas delas já integram as plataformas de e-commerce mais robustas disponíveis no mercado. Além de permitirem acompanhar boa parte dos processos da empresa, essas tecnologias costumam apresentar relatórios com dados importantes. “Analisar métricas é essencial para tomar decisões mais assertivas. Elas podem ser baseadas em informações de relatórios de venda, números de acessos e até taxa de abandono de carrinho”, completa Silmara. Para quem também precisa de soluções em pontos de venda físicos, existem opções que gerenciam tanto o offline quanto o online. A ConnectPlug, por exemplo, conta com uma plataforma específica para restaurantes e varejo PDV. Por meio dela, é possível gerenciar e automatizar diversas operações de um estabelecimento. Pedidos de delivery realizados por sistemas virtuais como o Delivery Direto (veja mais na pág. 41), por exemplo, são centralizados em um único local. Rafael Hasson, CEO da ConnectPlug, explica que as ferramentas de gestão são Gestão e segurança essenciais para criar uma espécie de raio-x do negócio. “Por meio delas, é possível fazer análises da empresa em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Assim, o empreendedor fica ciente a respeito do que vende, por quanto, qual é o custo, quais são as despesas, quais contas estão muito caras e até quais preços podem ser negociados”, afirma. Ter tudo isso na palma da mão mostra o quanto as soluções tecnológicas não param de evoluir para ajudar os empreendedores. E o melhor de tudo é que seus custos estão cada vez mais acessíveis. Assim, fica mais fácil focar apenas o core do negócio e deixar que as ferramentas realizem o trabalho necessário para que o ecossistema se mantenha sólido e cresça cada vez mais. Ambiente seguro Normalmente, as plataformas de e-commerce e as soluções que compõem o ecossistema das lojas virtuais oferecem os principais recursos de segurança para proteger o empreendedor e seus consumidores. Vale a pena ficar atento a fatores como o certificado SSL. “Ele protege as informações importantes dos usuários que navegam no website, usando criptografia na comunicação entre cliente e servidor, bem como impedindo que os dados sejam interceptados, capturados ou visualizados durante a transferência com o servidor que hospeda a aplicação”, afirma Everson Denis, professor de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Ele também indica adotar selos de segurança e usar preferencialmente soluções baseadas em nuvem, promovendo a proteção das contas dos usuários e dos dados trafegados e a garantia de conformidade. Usar métricas para gerir as diversas áreas da loja virtual, como financeiro, marketing e RH, é importante para fortalecer o negócio, segundo Silmara, do Sebrae-SP

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