Locaweb Edição 110

55 // essencial / seo // revista locaweb evitados. A preferência é que eles tenham, emmédia, de 600 a mil palavras, desde que seja possível se aprofundar, dentro disso, no assunto pesquisado”, comenta. Relevância e links Quem se dispõe a ler um texto em um site espera algo em troca, seja uma informação sobre um produto, seja a resolução de um problema. Por isso, é fundamental planejar com cuidado todos os conteúdos do site e garantir que eles cumpram seus propósitos com o público. Os motores de busca dão preferência a textos com links. “Os internos remetem o leitor a outros conteúdos que estão no site. Isso aumenta o tempo de permanência do visitante na página. Eles também ajudam a complementar ou aprofundar o tema que está sendo apresentado”, diz Claudia. “Já os externos, usados em parceria com outros sites, são uma maneira de divulgação mútua e um jeito de gerar relevância”, completa. SEO e marketing de conteúdo Além de adequarem o conteúdo de seus sites, lojas virtuais e páginas de serviços podem apostar emmarketing de conteúdo para aparecer mais nos buscadores. A estratégia consiste em criar uma espécie de blog, em que a empresa pode divulgar materiais Uso de palavras-chave nos textos, descrição de imagens e análise de desempenho do site estão entre as técnicas por trás do SEO, segundo Claudia, do Senac EAD Camila, consultora de marketing digital, destaca que um bom planejamento de SEO ajuda as pequenas empresas a competir com os grandes players do mercado de valor relacionados a seu nicho de negócios. Um e-commerce de roupas, por exemplo, tem a oportunidade de identificar as preferências de seus clientes e produzir posts sobre moda, acessórios e dicas para criar looks. “Essa é a melhor oportunidade de diferenciação e de ser específico e inovador que um pequeno ou médio negócio pode ter. Realizar conteúdos bem-pensados, estratégicos, que passem dicas e gerem valor sob a perspectiva do cliente é uma maneira de ser relevante e estar bem posicionado nos motores de busca”, afirma Camila. Claudia ressalta que, quando um usuário se torna leitor de um site ou blog, ele passa a confiar mais na empresa, entendendo a organização como autoridade na área. Portanto, o objetivo é atrair visitantes para a página e fazer com que eles se interessem pela companhia e por seus produtos — passando, então, a comprar da marca. A especialista dá, ainda, uma dica importante para trabalhar com essa estratégia. “Maior frequência de postagens a respeito dos temas relativos ao produto ou serviço torna a empresa referência no assunto e faz com que ela se destaque no ambiente digital”, conclui.

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