Locaweb Edição 110

66 // tendências / internet of behavior (IoB) // revista locaweb tendên cia s SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS COM POTENCIAL DE REVOLUCIONAR OMERCADO Foto: Shutterstock Internet of Behavior (IoB) Embora a coleta de dados dos internautas via dispositivos tecnológicos não seja novidade, a Internet of Behavior (IoB) – termo traduzido para o português como Internet do Comportamento – surgiu recentemente como uma evolução sofisticada dentro desse contexto. Seu objetivo principal é permitir que um negócio atraia clientes por meio de seus hábitos e os guie para adquirir um produto ou serviço personalizado, como um curso baseado em seu perfil de aluno. A grande diferença entre esse conceito e outros aplicados até o momento, como o remarketing, está no volume de dados capturados. A IoB coleta e, principalmente, faz o cruzamento de conteúdo vindo de diversas fontes, como redes sociais, geolocalização, reconhecimento facial e até informações divulgadas ao setor público e a agências governamentais. A Gartner, empresa de consultoria focada em tecnologia, acredita que, até o final de 2025, mais da metade da população global estará sujeita a pelo menos um programa de IoB.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=