Locaweb Edição 111

22 // consultoria // revista locaweb D ivulgar textos, vídeos e outras informações relevantes é umdos melhores caminhos para as pequenas e médias empresas que desejam cativar e fidelizar o público. Quem produz conteúdo de valor e o publica emumblog, por exemplo, aumenta exponencialmente as chances de fortalecer a imagemda marca e alavancar novos negócios. Maria Vitória Ruas, responsável por Inbound marketing e conteúdo na Locaweb, dá dicas importantes para as marcas que pretendamdesenvolver materiais de qualidade e gerar engajamento. Aproveite também e entre em https://blog.locaweb.com.br para ver na prática as estratégias para blogs. QUAIS CONTEÚDOS DEVEM SER ABORDADOS NO BLOG DE UMA PEQUENA OUMÉDIA EMPRESA? O primeiro passo para identificar conteúdos de valor começa com o entendimento da persona (público-alvo) e de como ocorre o funil de vendas dos produtos ou serviços. Ao identificar as dores e as motivações do público, é possível verificar quais são as pautas e os conteúdos que trarão mais valor. Vale a pena combinar o uso de palavras-chave e termos que se GERAR CONTEÚDO DE VALOR PODE ENGAJAR O PÚBLICO, FORTALECER A EMPRESA E ATÉ AUMENTAR AS VENDAS UM BLOG PARA SUA MARCA MARIA VITÓRIA RUAS RESPONSÁVEL POR INBOUND MARKETING E CONTEÚDO NA LOCAWEB /vitoriaruas relacionem com as pesquisas na internet. Dessa maneira, o blog vai ajudar a persona e ainda aumentar as chances de atingir consumidores cada vez mais qualificados. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS QUE PODEM SER USADAS EMBLOGS DE MARCAS? Existem inúmeras estratégias que podem ser desenvolvidas. A primeira delas está no investimento em marketing de conteúdo, responsável por aumentar a autoridade de uma empresa sobre um determinado assunto, bem como por elevar sua visibilidade para além das vendas. Em períodos médios e longos, isso pode significar ganhos com Search Engine Optimization (SEO) e tráfego orgânico, fazendo com que o blog da marca se torne uma mídia espontânea. POR QUE A APLICAÇÃO DE SEO (ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO PARAMOTORES DE BUSCA) É TÃO IMPORTANTE PARA CRIAR RELEVÂNCIA E DARMAIOR VISIBILIDADE AO BLOG? Hoje, o SEO é primordial para qualquer site. Suas estratégias são responsáveis por gerar tráfego e melhorar o posicionamento das páginas em buscadores como o Google, fazendo com que elas correspondam a determinadas pesquisas e trazendo tráfego orgânico e qualificado. Para isso, é preciso atuar commúltiplas ações. QUAIS DENTRE ESSAS AÇÕES SÃO MAIS RELEVANTES PARA AS PME s ? Para produzir um conteúdo com bom desempenho, a estrutura e a página do post precisam seguir algumas recomendações. As práticas mais comuns para o dia a dia estão na configuração da URL, no título da página e nas heading tags, que devem fazer menção ao termo escolhido. As imagens também precisam estar com títulos e menções à palavra-chave definida. Sites com carregamento rápido e que sejam otimizados para navegação mobile também se destacam nos buscadores. ALÉMDE SEO, QUAIS OUTRAS ESTRATÉGIAS PODEMAJUDAR NO ENGAJAMENTO AO BLOG? O ideal é aliar algumas estratégias que visam reter e fidelizar o público. Entre elas, ter um blog atrativo e intuitivo para facilitar a experiência, produzir conteúdos de qualidade e autênticos, adicionar chamadas para ação (CTAs) para que os usuários interajam mais com os materiais, além de criar newsletters para gerar leads (dados de contatos) e visitantes frequentes. Também vale a pena desenvolver conteúdos especiais com formulários e landing pages (que servem para coletar uma base de leads e solicitar informações ainda mais precisas) e investir em diversos formatos, como e-books, infográficos e até webinars. O BLOG DEVE SER ATUALIZADO CONSTANTEMENTE? A atualização frequente torna o blog mais relevante, principalmente se o objetivo for construir audiência. A melhor estratégia é planejar um calendário de conteúdo, identificando e selecionando pautas regulares. Depois, basta conciliar a datas e ações que gerem assunto com o público da marca. Para melhorar o alcance, compartilhe os conteúdos nas redes sociais.

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