Locaweb Edição 111

29 // feed / roblox // revista locaweb Brincadeira séria B oa parte das crianças e dos adolescentes brasileiros sabe bem o que é Roblox, e é bom você saber, também. Afinal, essa plataforma de jogos online sequer é nova, embora apenas agora esteja sendo usada de maneira bem mais ampla e conectada ao empreendedorismo. Criada em 2004 pelo canadense David Baszucki e pelo americano Erik Cassel, a ferramenta surgiu com a ideia de despertar o interesse dos pequenos pela física clássica, bem como pela lógica envolvida na criação de games. Aos poucos, porém, acabou se tornando uma alternativa gratuita ao Minecraft, para desenvolver mundos além da imaginação. “Conforme o tempo passou, o Roblox se transformou em um ambiente digital livre de regras e aberto para a criatividade. Seu objetivo geral, hoje, é transformar sonhos em realidade”, comenta José Ricardo Silva de Oliveira, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Estácio de São Paulo, campus Conceição. Na prática, fazer parte da rede é algo simples. Basta criar um usuário, via site ou aplicativo. A partir daí, é possível interagir com outras pessoas, jogar um dos mais de 50 milhões de games disponíveis na plataforma ou usar a ferramenta Roblox Studio, específica para a criação de seus próprios jogos. O pulo do gato nessa história e a relação do sistema com o empreendedorismo provêm justamente desta última caixa de ferramentas digitais. Intuitiva, ela De acordo com José, da Estácio de São Paulo, a plataforma pode ser usada pelas empresas como um poderoso canal de comunicação e marketing MUITO ALÉM DE SER UMA MERA PLATAFORMA DE JOGOS, ROBLOX TEM POTENCIAL PARA SER EXPLORADO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL BIANCA BELLUCCI

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