Locaweb Edição 111

53 // reportagem / anúncios nas redes sociais // revista locaweb Veja as características, os formatos mais usados e o público das redes sociais mais populares no Brasil. Estas informações são essenciais antes de criar qualquer tipo de anúncio. Facebook Com investimento mínimo de US$ 1 por dia, o Facebook é recomendado para qualquer empresa, pois ele ainda é a rede social mais usada pelos brasileiros. São 120 milhões de usuários ativos, segundo estudo do Cuponation. É possível apostar em quatro formatos de anúncios: imagem única, carrossel (álbum), vídeo (recomendados até dois minutos) ou story (presença no Facebook e no Messenger). Instagram Ideal para quem tem como público-alvo jovens e pode trabalhar imagens bonitas, como os nichos de moda, comida e viagens. O anúncio em si não pode ser agressivo. Deve ser mais descontraído e voltado para dicas. São quatro formatos: imagem única, carrossel (álbum), story ou vídeo (indicados até 2 minutos). O investimento mínimo diário é de US$ 1. YouTube Para trabalhar com o YouTube, o empreendedor deve ter uma conta no Google Ads. A partir daí, já é possível criar anúncios desembolsando apenas US$ 1 ao dia. As opções de publicidade mais populares são: In-Stream Pulável (vídeo de, no mínimo, 15 segundos), Bumper (6 segundos e não pulável) e TrueView In-Stream (aparece durante a reprodução, podendo ser pulado). LinkedIn Com um público mais corporativo, o LinkedIn pede por textos estruturados e linguagem formal. As modalidades de anúncios mais usadas são: Conteúdo Patrocinado (imagem ou vídeo no feed), Text Ads (campanha em texto na barra lateral) e Anúncios em Mensagem (propaganda patrocinada no inbox). Vale destacar que é a rede social mais cara para investir. O valor mínimo diário é de R$ 20. Twitter É a rede social mais imediatista, ideal para quem quer se manter informado. No entanto, por permitir apenas 240 caracteres por post, o anúncio deve conseguir ser direto e objetivo. É possível promover os tweets da empresa no feed do usuário ou entre os assuntos mais comentados. O diferencial é que não existe um valor mínimo para investir. Bê-á-bá dos anúncios Colher os frutos Não é simples mensurar em quanto tempo o empreendedor terá retorno após veicular uma campanha nas redes sociais. Como em qualquer ação de marketing, isso depende do trabalho estruturado, do quanto você conhece seu cliente e de como usou as ferramentas para chegar até ele. “Há pessoas que na primeira propaganda já obtêm resultados superpositivos. Outras demoram um pouco mais. E tem até mesmo aquelas que nunca terão bons retornos”, afirma Camila. Ao dar os passos certos, porém, a estimativa, de acordo com a especialista em redes sociais Mikie Magnere, é enxergar alguma diferença após seis meses da primeira ação. “Nesse tempo, espera-se ter mais cliques no site, nas conversas no WhatsApp ou até mesmo via direct ou engajamento nas publicações. A quantidade de seguidores, no entanto, hoje não é mais considerado um resultado tão importante”, conclui a profissional. Mikie, especialista em redes sociais, recomenda esperar seis meses para mensurar o resultado das campanhas

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